› Óscar Prazeres
A UNITRE, universidade sénior sediada em Lucerna, despediu-se de 2023 com uma festa realizada na sua sede, no passado mês de dezembro. A organização foi de Célia Rodrigues, que é a presidente e responsável pela secção Portuguesa.
Estiveram também presentes os responsáveis pela língua italiana na pessoa do seu presidente Lucio Carraro e, pela parte espanhola, o também presidente Luis Rogado.
Célia Rodrigues apresentou-nos um programa bem português, abrangendo tudo o que é de mais significativo na nossa cultura.
Falou-se de folclore e, para o representar, Célia convidou alguns elementos do Rancho Folclórico Terras de Portugal de Lucerna, que animaram as três comunidades presentes. Falou-se do trajar, das danças e cantares bem típicos do nosso folclore.
A filigrana fez parte do filme que foi apresentado, ficamos todos seduzidos por esta arte bem portuguesa.
O Fado também foi tema e com ele foi inevitável não apresentar a nossa grande voz: Amália. Um breve percorrido pelas grandes vozes da nova geração, como Mariza, Gisela João, Sara Correia e o tão saudoso Carlos do Carmo, que soube dar voz como ninguém ao fado canção interpretando de uma forma inigualável, o fado lisboeta.
Para concluir o tema da música, viajamos pelos nossos poetas: Camões, Fernando Pessoa, José Saramago, que foi prémio Nobel em 1998, Florbela Espanca, uma das mulheres que mais sofreu de amor, Sophia de Mello Brey, José Régio, etc….
E o tempo voava, e o nome de Cristiano Ronaldo arrancou um grande sorriso à plateia. Célia Rodrigues referiu várias vezes que a nossa cultura não é só futebol e matraquilhos.
Passamos à nossa gastronomia, o primeiro a ser apresentado foi o tradicional pastel de nata, o bacalhau que tem mil e uma formas de ser feito e o cozido à portuguesa. O bolo rei e o folar fizeram parte da mesa de aperitivo, não esquecendo as tradicionais filhós, o vinho do porto e outros vinhos que adornam as mesas nos bons jantares ou almoços.
Célia Rodrigues tinha ainda muito mais para contar e encerrou o seu discurso como os nossos navegadores. Muitos aplausos soaram na sala. Tivemos ainda uma breve apresentação do programa para 2024, e aconselho que esteja atento, pois há curso, viagem, debates que serão de marcar presença.
Os companheiros de viagem da UNITRE, na voz italiana e espanhola, deram também um par de dicas, do que será o ano escolar.
Uma tarde cultural a fechar o ano, onde a nossa presidente brilhou e soube muito bem apresentar o que de mais tradicional temos na nossa cultura.
Dançou-se, sorriu-se, aplaudiu-se e dialogamos, sobre um pouco de tudo, mas foi o tema da guerra no médio oriente que dominou.
Este grupo da UNITRE de Lucerna está de parabéns, pois conseguem ser essa célula humana que tem e transmite, positivismo e harmonia.
Para todos um Feliz 2024 e apareçam. A universidade sénior tem tudo para o fazer crescer linguisticamente e culturalmente.