O Jornal Gazeta Lusófona foi inicialmente concebido e criado no mês de Setembro de 1998. O projecto foi pensado, essencialmente, para a comunidade portuguesa residente na Suíça, que está espalhada por todo o território helvético. São cerca de 240 mil, segundo as últimas estatísticas.
O jornal é um mensário e tem, neste momento, uma tiragem média mensal de 6000 exemplares. Os temas são diversificados, tentando ir ao encontro das aspirações e das necessidades dos seus leitores.
O Jornal Gazeta conseguiu implantar uma linha muito própria, segundo a qual procura informar com coerência e abrangência todos os sectores da nossa comunidade.
É um meio de informação com que muitos portugueses já se identificam, já que é o único que publica todas as informações das leis helvéticas, traduzidas em português, permitindo, assim, uma boa integração na comunidade de acolhimento.
Cobre todo o território helvético e é lido nos lugares mais recônditos e inóspitos da Suíça.
Para se chegar até aos dias de hoje, foi necessário percorrer muitos milhares de quilómetros, nos últimos 14 anos. E orgulhamo-nos muito, temos de o referir, de nunca termos falhado uma única edição, sempre disponível (também) aos fins-de-semana, quando os pontos de encontro de portugueses se encontram abertos, sendo mais fácil o contacto com estes últimos.
É, na verdade, um trabalho que exige muita dedicação e persistência e em que a estabilidade só foi alcançada pela assiduidade do próprio jornal, tendo sido sempre, até aos dias de hoje, pontual fiel para com os seus leitores.
Adelino Sá