› Adélio Amaro
Ricardo Fernandes, natural na freguesia de Teixeira, concelho de Baião, sagrou-se campeão nacional no “Ökk Bike Revolution”, na Suíça. Este campeonato consiste em cinco provas, em outras tantas cidades suíças: Huttwill; Davos; Engelberg; Chur e Tamaro.
Os atletas que alcançarem a melhor pontuação na soma das cinco provas conseguem ganhar o título. Foi o que fez Ricardo Fernandes. Em Engelberg ficou em 2.º lugar e em Chur, Tamaro, Davos e Huttwil ficou classificado em quarto lugar. A soma das cinco provas permitiu-lhe ficar em primeiro e alcançar o título.
Ricardo Fernandes, verdadeiramente satisfeito com o seu feito, deu-nos a conhecer que estas provas são conhecidas como “cross country olímpico” e “são provas em que eu e outros atletas do género, durante as provas que realizamos e os treinos para essas mesmas, temos de ter uma resistência sempre levada ao limite do corpo e tem de se ter uma habilidade sempre no topo tendo em conta a técnica que é imposta neste tipo de circuitos. Esta tem de ser imposta com inteligência e estratégia se não, por vezes, deitamos tudo a perder. Por isso, consegui fazer as cinco provas e pontuar nelas todas, dando-me direito a ser campeão, 1.º lugar com a média da soma dos pontos alcançados”.
Ricardo Fernandes foi trabalhar para a Suíça em 2004 para o ramo da construção civil, em St. Gallen. Quase há vinte anos a trabalhar sempre na mesma empresa, durante muitos anos tem praticado desporto, desde o futebol ao BTT das provas de XC de maratonas nacionais, o campeonato de XC nacional e Ökk Bike Rebolution, do qual fez parte o campeão do mundo Nino.
Em todas estas provas, Ricardo Fernandes tem alcançado excelentes resultados e o mais recente foi este título de campeão na sua Classe Master 30.