O Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra de Arbon realizou o seu 5.º Festival de Folclore, evento que celebrou a cultura e as tradições portuguesas através da música e dança, nomeadamente o Folclore, no dia 29 de setembro.
A sala do Pentorama de Amriswill recebeu mais de 1500 que se juntaram aos grupos participantes: Grupo de Bombos Os Lusitanos de Liechtenstein; Rancho Folclórico Os Amigos de Locarno; Rancho Folclórico Aldeias de Portugal de Baar/Zug; Rancho Folclórico Danças e Cantares do Minho de Genebra e o Rancho Folclórico Dcdnt Arbon, que apresentou um espetáculo contemporâneo, arrancando aplausos por parte do público.
O Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra foi criado por um grupo de entusiastas da cultura portuguesa, residentes em Arbon, com o objetivo de “preservar e promover as tradições folclóricas do seu país de origem”. Desde a sua fundação, o grupo tem desempenhado um papel essencial na divulgação da música, dança e trajes típicos de Portugal, com atuações tanto na Suíça como em outras comunidades da Diáspora na Europa
Ao longo dos anos, o Rancho Folclórico Dcdnt Arbon cresceu e consolidou-se como uma referência cultural, sendo composto por de membros, muitos jovens e adultos e ainda como um grupo de crianças numa simbiose, criando uma interação próxima e prolongada com dedicação entre todos. Mantêm viva a alma das danças e cantares das diferentes regiões de Portugal, com especial foco nas tradições do Minho, Beira Alta e outras regiões emblemáticas do país.
Este festival não só promove a convivência entre os grupos participantes, mas também reforça o orgulho nas raízes culturais de Portugal. Destacamos a presença de Gonçalo Motta, atual Cônsul-Geral de Portugal em Zurique, que foi nomeado em março de 2023. Ele tem se destacado pelo seu trabalho em fortalecer os laços com a comunidade portuguesa na Suíça, especialmente no cantão de Zurique. Sob a sua liderança, há um foco no associativismo, no apoio às associações locais e na promoção da língua e cultura portuguesas. Ele também tem enfatizado a importância da modernização dos serviços consulares e o uso de ferramentas digitais para melhorar o atendimento à comunidade portuguesa.
“Este festival é uma oportunidade única para a comunidade portuguesa e para os amigos da nossa cultura celebrarem as nossas tradições e fortalecerem os laços que unem as nossas raízes a esta terra que os acolhe”.
O Rancho Folclórico Dcdnt Arbon é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é a “preservação e divulgação do património cultural português através das suas danças, músicas e tradições populares”. Com atuações regulares em festivais e eventos culturais, o grupo tem vindo a fortalecer os laços entre a comunidade portuguesa e o público internacional.
Esta grande festa da cultura tradicional portuguesa em terras helvéticas foi apresentada por uma grande mulher da cultura e da comunicação, Maria dos Santos, amiga da RPF TV já de longos anos e que deixa qualquer plateia de pé a aplaudir o espetáculo e a festa.
Por fim, queremos dar os parabéns à direção do Rancho Folclórico Dcdnt Arbon pela magnífica organização deste 5º Festival de Folclore que terminou com a excelente atuação e animação do Baile pelo Grupo Os Dinâmicos.
› Sérgio Fonseca