› Susana Teixeira
Portuguesas Empreendedoras na Suíça promoveram uma apresentação dos seus negócios com palestras para motivar quem quer começar o seu projeto.
O evento aconteceu no domingo, dia 22 de janeiro, em Basileia, sendo considerado o maior Showroom de Empreendedoras na Suíça, um projeto organizado por quatro mulheres que pretendem não só dar a conhecer os projetos das empresárias/empresários portugueses na Suíça, como também, juntar a este conceito a apresentação da Cultura Nacional Portuguesa.
Numa união entre a Comunidade Portuguesa na Suíça e o que de melhor nos traz Portugal, as organizadoras Andreia Moreira, Andreia da Quinta, Elsa Mendes e Susana Teixeira contaram com cerca de 34 participantes das mais diversas áreas e atividades.
Esta iniciativa, realizada na cidade de Basileia, contou com cerca de 300 participantes ao longo de todo o dia, numa experiência única com entrada gratuita.
Ao longo do evento, a Comunidade Portuguesa pode assistir à Palestras gratuitas com especialistas de diversas áreas: Sara Costa, fisioterapeuta e coach, falou sobre a importância de gerir os diversos papéis nas nossas vidas e na sociedade; Daniela Sabino, psicóloga clínica na Suíça, falou sobre o tema “Um olhar atento sobre a Emigração, a Depressão e a Ansiedade que gera toda a adaptação a um novo país”.
Susana Teixeira, escritora e autora da página e dos livros “Nunca Desistas De Ti” e “Tu És Capaz”, falou sobre “o Poder de Acreditar” e, por fim, Elsa Mendes, terapeuta de Reiki, trouxe o tema sobre a importância do Reiki e o bem-estar da consciência.
A estes ilustres temas juntou-se Fábio Lopes, representante da Vituswork, uma empresa de recrutamento de trabalhadores para uma sessão aberta de esclarecimento sobre como procurar emprego na Suíça.
Durante o dia, a Comunidade pode desfrutar não só da exposição e venda de todos os artigos, como também da atuação do Rancho Folclórico de Basileia e da atuação da cantora e intérprete Odete Torralvo, com o lançamento do seu novo álbum “Alma Gêmea”.
Este evento contou ainda com a participação de um projeto Solidário, “As meninas da Suíça”, que ajuda dez crianças com deficiências e as suas famílias em Portugal.
Numa angariação de bens de primeira necessidade e de fundos para a ajuda dos tratamentos médicos, a organização Solidária contou com um grande donativo do Rancho Folclórico de Basileia e com muitos outros donativos, e gestos de Solidariedade por parte dos visitantes e participantes do evento.
Fátima Pinto, uma das visitantes, garantiu ao Gazeta Lusófona que “já sentia falta de um evento em que a comunidade portuguesa se unisse e onde se sentisse verdadeiramente em casa”.
Segundo o feedback de quem por lá passou, há muito tempo que a Comunidade Portuguesa não tinha um evento cultural com um sentimento tão profundo de união das suas raízes.