› Adélio Amaro
Com o lema “Cria as tuas oportunidades!”, a Marta Rodrigues deixou Portugal após o seu divórcio e escolheu como destino a Suíça!
Atualmente, vive com as suas duas filhas, ainda menores, em Yverdon-les-Bains. A decisão de sair de Portugal e recomeçar tudo do zero não foi nada fácil para Marta Rodrigues.
Porém, o desejo de viver uma vida nova e a visão de que num país como a Suíça teria a oportunidade de ser feliz, “enquanto garantiria que as filhas estudassem num país que tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo”, segundo as suas palavras isso a fez avançar em frente.
Para trás deixou, “com muito pesar”, família, amigos e o “amor pela sua atividade profissional”, professora de Matemática e Ciências da Natureza. Com o foco em reestruturar a vida, elegeu a Suíça pelo que “já lera sobre o país e por conhecer quem ousou singrar na vida como emigrante”, referiu Marta Rodrigues.
Ciente das dificuldades e dos desafios que iria enfrentar para que sua adaptação e integração em terras helvéticas desse certo, confiou em pessoas que já conhecia e em outras que não conhecia. Aos poucos, tudo foi ficando mais estável. De referir que as filhas ao serem alunas bem-sucedidas, tanto nos estudos como na sua vida social, foi o que mais motivação lhe deu “e coragem para perseverar! Tinha de dar certo! E foi dando certo!”, desabafou ao Gazeta Lusófona.
Desde o primeiro dia que chegou ao país helvético que faz questão “de reunir experiências que me permitem viver de modo digno e feliz”. Marta Rodrigues tem como principal preocupação o crescimento das filhas, tanto em conhecimento como na construção de futuro muito promissor. Por isso, afirma que “a Suíça é um país onde é possível realizar sonhos… qualquer que seja o sonho”.
A sua história de vida, tal como todas as histórias de vida, tem altos e baixos, mas a Marta Rodrigues escolheu, sempre, olhar a “vida com amor” e recusa “desistir e deixar que o medo do desconhecido me impeça de encontrar oportunidades onde a maioria das pessoas vê desafios intransponíveis”, sublinhou.
Marta Rodrigues chegou à Suíça em julho de 2017. Desde então, trabalha numa lavanderia, mas isso não a impediu de investir tempo no que realmente a faz feliz. Desta forma, decidiu escrever o livro “Para ti… com Amor!”.
É um livro que reúne alguns dos conselhos direcionados às filhas para que vivam em paz e felizes. São conselhos simples e fáceis de colocar em prática. Após a publicação em sua língua materna, o português, rapidamente lhe surgiu o desejo de ver o livro traduzido nas línguas mais proeminentes na Suíça. E tudo isso, só pelo facto de conviver diariamente com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas… Para realizar essa ideia, contou com a ajuda de algumas pessoas. E, neste momento, o seu livro encontra-se traduzido em francês, em italiano e em inglês… com a esperança de surgir outra tradução a caminho ou outro livro.
Seja como for, Marta Rodrigues é a prova de que os sonhos são possíveis de realizar, por isso pretende, com a ajuda do livro, que a sua mensagem de esperança chegue mais longe.