Maria Ester Vargas de Almeida e Silva tem 66 anos, é natural de Lisboa e é cabeça de lista do PSD pelo círculo da Europa.
Que políticas gostaria de valorizar em relação às comunidades portuguesas na Europa?
Os portugueses residentes nos diversos países europeus necessitam de ter alguém no Parlamento português que possa ser o seu porta-voz relativamente às problemáticas que mais os afetam no seu relacionamento com Portugal, nomeadamente no que tem a ver com o ensino do Português nos países de acolhimento, o funcionamento da rede consular, a participação cívica e a sua representatividade, sendo prioritária, neste momento, uma revisão consistente da lei eleitoral de forma a possibilitar a todos os portugueses uma mais fácil participação nos atos eleitorais.
Qual a importância da diáspora portuguesa que vive nos países europeus, destacando a Suíça?
As comunidades portuguesas residentes na Europa e muito particularmente na Suíça têm contribuído para o desenvolvimento económico dos países de acolhimento, sendo por todos reconhecido o seu empenhamento e dedicação ao trabalho, a par da simpatia e a ligação cordial que mantêm com os locais e outros povos. São inúmeros os casos de sucesso em diversas áreas e são motivo de orgulho para Portugal, muito contribuindo para uma imagem positiva do nosso país no exterior.
Que mensagem deixa para os eleitores?
Proximidade, verdade e respeito pelos portugueses são os eixos da nossa ação, plasmados no programa específico que é do conhecimento público. Foi precisamente o respeito por todos os portugueses que nos levou a exigir o cabal cumprimento da lei no momento da contagem dos votos deste círculo, posição que infelizmente não foi seguida por outras forças partidárias nem por aqueles que infringiram a lei, misturando votos válidos e inválidos. Neste momento em que vamos ter a repetição das eleições, é muito importante que os portugueses não deixem de participar e que votem, pois o seu voto conta e ajudará a reforçar a posição de todos os residentes nos países europeus, dando-lhes uma maior visibilidade e capacidade reivindicativa. Como sempre, podem contar comigo.