› Óscar Prazeres
A equipa portuguesa de andebol Águas Santas, aterrava em Zurique no dia 3 Setembro, para disputar os oitavos de final da Liga Europeia de Andebol. Águas Santas enfrentou em Winterthur a equipa Pfadi.
O adversário que já tinha ido a Portugal na primeira mão, saindo derrotado pela diferença de dois golos, fez com que a vontade de ganhar em terras helvéticas, estivesse definida na equipa.
Pelas 17 horas locais as duas equipas entram em campo.
Foi um jogo muito bem disputado e os portugueses chegaram a estar em vantagem. Contra ataques, pénaltis, livres, tivemos de tudo nos trinta minutos de jogo. Uma rapidez impressionante na passagem da bola, o que demonstra que a equipa está pronta para outros grandes projectos desportivos.
A equipa portuguesa não conseguiu manter a vantagem no resultado e acabou por perder por 22-19.
Estamos a falar de uma equipa suíça, federada e profissional e que mesmo assim não se mostrou muito mais superior aos nossos atletas. Na minha modesta opinião, se os suíços de Winterthur não tivessem recebido as benesses dos árbitros, quiçá o resultado tivesse sido outro.
Algo desmoralizados, principalmente pela atitude dos arbítrios e logicamente por terem perdido, a equipa regressa a casa de cabeça baixa, mas prontos para virar a página e continuarem a somar triunfos. Foi um prazer enorme termos tido esta possibilidade de aplaudir uma equipa de Andebol vinda de Portugal e com um historial ímpar. Foram poucos os portugueses que lá estiveram a apoiar, mas os que estiveram, fizeram-no de coração cheio.
Desejamos a esta equipa sediada em Maia desde 1962, que não percam a garra. Nos jogos, umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se, tudo faz parte deste mundo do espetáculo que é o desporto.
Felicidade, grandes atletas, estiveram muito bem. Para uma próxima cantaremos vitória, porque vocês merecem. Viva o Andebol Portugues que marcou presença na Suíça.