Com a parceria do Gazeta Lusófona, Thun (Tune), no cantão de Berna, recebeu o 7.º Encontro de Bombos organizado pelo Grupo de Bombos “Toca Aki”, de Berna.
O encontro, com entrada grátis, na Primarschule Kandermatte, Bachweg, Thirachern, Thun, Berna, teve a participação do Grupo de Bombos “Sempre a Bombar”, de Orbe, do Grupo de Concertinas “Saudades Lusitanas”, do Luxemburgo e do grupo organizador.
O evento contou, ainda, com a atuação do Grupo Musical Reviver e Paulo Ribeiro, vocalista do grupo Banda Lusa. Esta iniciativa, além da cozinha tradicional portuguesa, foi uma boa oportunidade para diversão e partilha entre amigos e familiares, com bons grupos que vão exibindo a cultura portuguesa.
Vasco Sequeira, responsável pela organização do encontro, com a sua equipa e elementos do Grupo de Bombos “Toca Aki”, satisfeito com mais um sucesso, salientou que o “7.º Encontro de Bombos”, neste ano, tal como nos anteriores, “contou com uma boa adesão por parte do público e foi marcado por uma atmosfera de alegria e animação com a atuação de cada grupo”, acrescentando que estes “apresentaram o melhor que sabem fazer”.
Em redor do encontro não faltou a gastronomia portuguesa e a barraquinha das farturas.
Vasco Sequeira, em conversa com o Gazeta Lusófona, afirmou que o encontro “correu bem e dentro das nossas expectativas. Por isso, agradeço a toda a equipa que nos ajudou a colocar as mesas no dia do evento, assim como aos elementos do grupo e a todos os nossos patrocinadores, sem eles não seria possível realizar o encontro. Um agradecimento, também, aos jornais «A Voz de Trás os Montes» (Vila Real) e «Gazeta Lusófona»”.
Para 2025 já está marcado o 8.º encontro. Este será no dia 3 de maio. No entanto, antes do próximo encontro, já estão agendadas várias saídas. Assim, o Grupo de Bombos “Toca Aki”, no próximo dia 14 de setembro, irá marcar presença num encontro de bombos em França. Será a sua primeira internacionalização.
Recentemente marcaram presença em Payerne e em Belfaux. A próxima atuação será no dia 24 de agosto, na Festa do Peixe em Bargen. Uma semana depois, 31 de agosto, a atuação será em Moutier.
Dos cerca de 10 de grupos de bombos existente na Suíça, o Grupo de Bombos “Toca Aki” vai mantendo a tradição de organizar, anualmente, este tipo de encontros onde junta a tradição e o convívio, tanto pelos executantes como pelo público em geral.
Adélio Amaro