› Maria dos Santos
Desde muito jovem integrou o rancho de Wetzikon, mais tarde fez parte da banda Mega Show e recentemente gravou o seu primeiro tema musical intitulado, “Amor Bandido”.
Este tema foi gravado em Lisboa e a sua sonoridade é bem ritmada, fazendo alusão ao mais belo sentimento do mundo. O Amor.
Soraia, que optou por ser artisticamente a Soraya, vive um momento de plenitude, não só porque foi mãe há relativamente pouco tempo, mas também por ter já a sua agenda com vários concertos.
A Soraya é uma jovem mulher extrovertida, sensual e a sua beleza e simpatia determinam-na com uma pessoa que sabe estar, ouvir e receber o carinho do seu público.
A Soraya nasceu na cidade de Vila
Real em Portugal e está na Suíça
desde bebé. Profissionalmente,
trabalha no ramo da Produção de
Sensores e Motores de Aquecimento.
A sua cor preferida é o preto não dispensa um bom prato da cozinha tradicional e o seu preferido é Polvo a lagareiro e massa seja ela que maneira for.
Vamos hoje descobrir quem é esta jovem mulher.
Soraya, como é viver e crescer na Suíça, com as duas culturas?
É muito bom, a Suíça traz-nos outra segurança e outra estabilidade. Mas não dispenso o nosso país, o nosso Portugal. Aliás eu penso muitas vezes em regressar um dia!
Desde sempre estivestes ligada ao folclore pelos laços maternais e familiares. Que significa para ti o folclore?
Significa tudo. Eu nasci praticamente no folclore. Aliás a maior parte da minha família Materna dançam e cantam no R. F. de Wetzikon do qual eu faço parte. Nós acabamos, no fundo, por trazer um pouco das nossas tradições portuguesas para a Suíça o que é muito bom.
Quando começaste a cantar na banda dos Mega Show o impacto foi forte. Como foi gerir aquele sucesso?
Olha, ao início foi assim um pouco difícil porque os nervos não ajudavam. Depois não estava habituada que muita gente estivesse a olhar para mim. Mas isso depois com o tempo foi melhorando. Deixei de ter aquelas borboletas na barriga, subi ao palco sem medos e principalmente tranquila. Fui-me descobrindo no Mega Show, e gerir todo o sucesso nessa altura foi muito muito bom.
Depois de tanta felicidade, tivemos o “fim”, foi a pandemia e o grupo não teve mais condições para voltar. Que sentistes nessa altura?
Como é óbvio fiquei super triste porque foi com o mega show que eu comecei a subir a grandes palcos. Foi com eles que passei por momentos de muitas gargalhadas. Passava horas e horas na estrada. Chegamos a ir até França. E foi certamente com eles que aprendi quase tudo. Apesar de o grupo ter acabado o contacto entre nós permanece ainda e isso é o mais relevante.
Forte e empenhada em levar o teu sonho em frente, conseguistes finalmente uma carreira a solo. Como aconteceu esta extraordinária oportunidade?
Eu ainda andava na Banda Mega Show quando gravei este trabalho. Eu sigo muitos artistas nas redes sociais, porque gosto realmente de ver os novos Projetos que muitos artistas. Seguia um Produtor Musical que na altura tinha feito um projeto de um conhecido meu. Eu na altura também publicava muita coisa de concertos que tinha com os Mega show, e foi aí que sugeriu uma conversa com esse senhor Produtor Musical que hoje é o meu Produtor. A meio da conversa eu lembro-me de ouvir dizer: Quem me dera que um dia possa gravar uma música minha. E assim aconteceu que o telefone tocou e oiço: Soraia chegou o momento. Já ontem era tarde. E de repente dei por mim a gravar o disco.
Como foi ir a Lisboa gravar esse “Amor Bandido” e quem escolheu o lugar com a ponte Vasco da Gama, como fundo?
Fui muito bom, aliás foi extraordinário. Apesar de ser tudo novo para mim, tive uma equipa excelente ao meu lado que me deixou super à vontade.
Agora que tens este projecto realizado, quais são os sonhos que tens planeados?
Tenho vários, mas quero sinceramente ter sucesso e que possa pisar grandes Palcos.
Como gostavas que a tua carreira musical fosse daqui para a frente?
Gostava que a carreira crescesse e que tivesse grandes sucesso a passar nas TV, Rádio e ter principalmente muitos concertos, para que um dia eu possa viver apenas deste sonho.
Como pensas conciliar o teu tempo, no rancho, no palco, em casa com a família e ainda teres tempo para ti?
Essa pergunta já me foi feita por várias pessoas, mas e o que eu digo sempre, quando se quer alguma coisa e quando se gosta, há sempre tempo para tudo. Mas, o mais importante é ser-se organizado.
Que tens a dizer à Comunidade Portuguesa que te acompanha e estima e quais os projectos que já nos podes revelar para 2023?
Quero em primeiro lugar agradecer a todas as pessoas que me acompanham e que me dão força para continuar este sonho. O que eu posso dizer é que para 2023 haverá um single novo com um video-clip que promete. Desejo a todos um Feliz Natal e um 2023 cheio de grandes conquistas pessoais e profissionais.