› Susana Teixeira
Comemorações dos 125 anos da Igreja Católica de São José, em Sissach, junta várias comunidades, destacando a união entre a comunidade Portuguesa e Suíça. Foi no âmbito das comemorações dos 125 anos da Igreja Católica de São José, em Sissach, no cantão de Basel, no dia 25 e 26 de maio, que se juntaram várias comunidades para a sua celebração.
“O pároco de Sissach sugeriu criar um projeto que envolvesse toda a comunidade católica como forma de manter presença em torno das festividades comemorativas da Igreja, juntando os fiéis em torno da mesma.” Disse-nos, Daniela Gonçalves, “Pfarreirat” da comunidade Portuguesa em Sissach.
Daniela juntou-se assim a esta iniciativa, e sugeriu criar uma feira tradicional à semelhança do “Flohmarkt” realizado nas pequenas vilas Suíças, mas que englobasse todas as comunidades católicas com presença ativa na Igreja de São José.
Foi juntamente com Paula Cruz, catequista da comunidade Portuguesa, que juntas, convidaram o projeto Showroom Empreendedoras, juntando assim, vários empreendedores a participarem pela primeira vez neste conceito inovador, que uniu a Igreja Católica a várias culturas.
Neste mercado estiveram presentes cerca de 30 empreendedores, num espaço aberto, que contou com centenas de visitantes ao longo dos dois dias.
Uma festividade que juntou comunidades de várias culturas e tradições. Com inúmeras atividades, desde as comidas tradicionais, a um programa que decorreu ao longo dos dois dias, que contou com cantos e danças tradicionais oriundas de várias nacionalidades.
Um programa aberto a todos, com atividades de lazer para toda a família, não esquecendo dos mais novos, que tiveram a oportunidade de realizar atividades monitorizadas ao longo dos dois dias, acompanhados pelos voluntários do projeto.
Foram dois dias de animação cultural que uniram a Igreja Católica a todas as Comunidades, criando um laço de proximidade com todos os seus fiéis.
A organização promete repetir o feito no próximo ano, confessou Daniela Gonçalves e Paula Cruz.
Em meu nome, queria agradecer pelo convite, e dar os parabéns a todos os envolvidos e voluntários que tornaram possível está bonita iniciativa.