Portugueses residentes na Suíça participaram, entre os dias 16 e 21 de fevereiro, no tradicional Rabadan, o Carnaval de Bellinzona, uma comuna no cantão Ticino com cerca de 17.286 habitantes.
“Esta é uma festa que conta com momentos emocionantes como a entrega da chave da cidade de Bellinzona. Todos cercam as entradas e quem quiser ir para dentro da cidade tem que pagar, mas há divertimento dentro de toda a cidade, como bares e etc. É património da Unesco. Depois tem também o grande cortejo de carros alegóricos, bandas e grupos vestidos a rigor e também os carros. Podem participar os grupos de outras terras do Ticino. Na terça-feira, aconteceu o cortejo das crianças. Dentro da cidade é sempre repleto de gente vestida com roupas que escolhem e tem de todos os tipos. Participam o rei, a rainha e as damas e o presidente da Câmara local. Este carnaval é frequentado por pessoas de toda a parte da Suíça e de Itália”, explicou a portuguesa Josi Giardelli, natural do concelho de Armamar, no distrito de Viseu, que esteve na festividade acompanhada pelo marido Giorgio Giardelli.
O evento esteve paralisado e retornou em grande para uma nova edição.
“Depois de uma paragem forçada de dois anos, o Carnaval Rabadan regressa a Bellinzona em forma oficial e com todos os eventos do programa tradicional. O espírito que caracteriza esta edição é certamente o de permitir que as pessoas do carnaval e seus protagonistas se reúnam para celebrar esta 160ª edição! Bellinzona é famosa pelo seu carnaval. Rabadan, o nome desta celebração, significa literalmente ruído. Durante alguns dias, mais de 150 mil pessoas comemoram alegremente nas ruas e marquises. Isto faz de Rabadan o maior carnaval da Suíça, depois do de Basileia. O líder desta quadrilha é o “rei” eleito pela associação carnavalesca. Na Quinta-feira Gorda, primeiro dia de carnaval, o prefeito de Bellinzona lhe entrega as chaves (simbólicas) dos portões da cidade e pelos próximos cinco dias os tolos governam a capital do Ticino. A sexta-feira de carnaval é dedicada aos mais novos: de facto, há o desfile para as crianças de Bellinzona e arredores. No sábado, bandas carnavalescas, chamadas “Guggen”, do Ticino e da parte de língua alemã da Suíça dão concertos até altas horas da noite. O ponto alto de Rabadan é o grande desfile no domingo. Cerca de 50 bandas e carruagens carnavalescas participam do “Grande Corteo Mascherato”. Na televisão da parte de língua italiana da Suíça há até uma transmissão ao vivo do desfile. O Rabadan oferece uma grande variedade de atividades de entretenimento aos seus visitantes: competições de máscaras, torneios de cabo de guerra, teatros nas ruas e o prato mais tradicional de Ticino: risoto. Carne e bebida são ainda oferecidas em inúmeras marquises. Durante o carnaval as celebrações na cidade de Bellinzona ficam até o amanhecer”, disseram os responsáveis pela festa.