No passado dia 1 de fevereiro de 2026, o LAC Lugano Arte e Cultura acolheu o Dia de Portugal em Lugano, numa iniciativa dedicada à promoção da cultura portuguesa, organizada pelo LAC, e apoiada pelo Banco Santander e pelo Consulado Geral de Portugal em Zurique. O programa teve como momentos centrais a atuação do Rancho Folclórico “Os Amigos de Locarno”, seguido do concerto da fadista Mariza.
A apresentação do rancho constituiu um excelente momento de difusão cultural e etnográfica, não apenas pela interpretação de danças e cantares tradicionais do Alto Minho, mas também pela forte componente simbólica dos trajes apresentados, cuja diversidade, cor e filigrana ilustraram a riqueza do património popular português.
O concerto de Mariza, esgotado poucos dias após a abertura da bilheteira, foi um dos pontos altos da noite. A artista percorreu temas marcantes da sua discografia e apresentou ainda duas novas canções do álbum ‘Amor’, com lançamento previsto para abril deste ano. A atuação foi largamente aplaudida por um público maioritariamente suíço, contando, no entanto, igualmente com uma expressiva presença da comunidade portuguesa.
O evento revelou-se particularmente bem-sucedido, projetando uma imagem de Portugal que alia tradição e modernidade, e reforçando o papel da cultura como instrumento de diálogo e aproximação entre várias comunidades.





