O Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra de Arbon irá apresentar o seu 5.º Festival no próximo dia 28 de setembro, em Amriswil, com a participação de mais quatro grupos etnográficos e com entrada livre.
Em Pentorama Amriswil, Arbonerstrase 4, 8580 Amriswil, irão atuar o Rancho Folclórico Aldeias de Portugal, Barra / Zug, o Rancho Folclórico Os Amigos, Locarno, o Rancho Folclórico Danças e Cantares do Minho, Genebra, e os Bombos Os Lusitanos, Liechtenstein. Haverá, ainda, a participação do grupo Os Dinâmicos que proporcionará o típico bailarico português.
O festival terá entrada livre. No entanto, é necessário fazer reserva para o jantar. A mesma pode ser feita através dos contatos 078 734 31 45 e 078 605 63 74.
O Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra, fundado a 27 de maio de 2016, conta com cerca de 50 elementos que participam em diversas festas e festivais, como aconteceu recentemente com a presença em Castro Daire, como explicou ao Gazeta Lusófona o presidente do grupo, José Pereira: “foi a primeira apresentação do Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra em Portugal. Foi um marco significativo na história do grupo. Realizada em Viseu, a atuação foi recebida com entusiasmo pela comunidade local em Cetos, Castro Daire”, acrescentando que este evento além de ter permitido ao grupo mostrar suas tradições e cultura, serviu, também, “como um ponto de encontro emocional para os membros que haviam retornado a Portugal nos últimos anos. A oportunidade de apresentar o folclore a familiares e amigos em Portugal foi um momento emocionante e inesquecível. A hospitalidade e o acolhimento caloroso da organização local foram fundamentais para o sucesso do evento, e o rancho expressa sua profunda gratidão a todos os que tornaram essa experiência possível”, afirmou José Pereira.
O presidente do rancho disse-nos que o quinto festival do rancho “é uma celebração da cultura portuguesa e da diversidade folclórica. O evento reunirá grupos de folclore da parte italiana, francesa e alemã da Suíça e demonstrará o bom trabalho que é feito em todos os cantos da Suíça. A expectativa é de uma noite vibrante e cheia de energia, onde o público poderá vivenciar a riqueza das tradições folclóricas. A preparação para o festival está em seus estágios finais, e o rancho está empenhado em oferecer uma boa experiência para todos os participantes e espectadores”, acrescentando que estão reservadas várias surpresas, por isso “o rancho convida todos a comparecerem e descobrirem o que mais está reservado”, afirmou.
Futuro
Até ao fim do ano o rancho tem uma agenda preenchida. Irá participar em mais dois festivais na Suíça e em novembro fará a sua estreia em Paris. Segundo José Pereira, este evento “representa uma grande oportunidade para o nosso rancho para compartilhar a cultura portuguesa com novos públicos”. No dia 9 de novembro, o rancho também participará no Festival da Sopa em Amriswil, “um evento multicultural que celebra a diversidade cultural com a presença de grupos de vários países”, deu a conhecer o presidente.
José Pereira está confiante no futuro e afirmou que a médio prazo o Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra “está comprometido em continuar promovendo a cultura portuguesa com alegria, respeito e paixão. Esses valores fundamentais têm guiado o grupo desde sua fundação e continuarão a fazê-lo no futuro. O rancho busca crescer e evoluir de forma natural, mantendo a autenticidade e a essência de suas tradições. Através das suas atividades e participações em eventos, o rancho espera inspirar novas gerações e fortalecer os laços culturais entre a comunidade portuguesa na Suíça e além”, esclareceu o presidente do rancho.
Adélio Amaro