› Adélio Amaro
A Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal (CCISP) organizou, pela quinta vez, o evento “Swisstech Night 2023”, um “side-event” no “Websummit 2023”, em Lisboa, que serviu como uma plataforma única conectando “startups” a investidores num ecossistema internacional com um enfoque suíço-português.
A iniciativa decorreu no dia 13 de novembro, nas instalações da “bi4all”, em Lisboa, e proporcionou uma sessão de apresentações de cinco “startups” pré-selecionadas, oferecendo às mesmas uma plataforma para capturar o interesse de investidores, média e público.
O Gazeta Lusófona conversou com Gregor Zemp, secretário-geral da CCISP, que sublinhou os objetivos deste encontro. Além do referido, a iniciava teve como realce “fornecer uma plataforma para «startups» suíças, promover a Suíça como local de investimento, e promover o «networking» dentro do ecossistema de «startups», primordialmente suíças e portuguesas, num ambiente internacional”, revelou Gregor Zemp.
Além da CCISP, foram parceiros do evento a Embaixada Suíça em Portugal, a Switzerland Global Enterprise (S-GE) e a Presence Switzerland. Este evento pode ser caracterizado “por um ambiente suíço num contexto internacional, permitindo ao mesmo tempo que o encanto de Portugal como local de realização também influencie esta congregação da comunidade tecnológica dos dois países. Assim, os participantes explorem não apenas a Suíça como local de negócios, mas também conseguem aproveitar de um interessante «networking» enquanto desfrutam de um autêntico «Raclette» suíço”, afirmou Gregor que deu a conhecer os nomes das cinco “startups”: Blocksport; Egonym; Crosscreators; Nuuro e WattAnyWhere.
Estas cinco “startups” tiveram “durante exatamente 2,5 minutos cada (“elevator pitch”) a oportunidade de apresentar a sua empresa, a sua ideia de negócio e fazer uma oferta de investimento concreta na sua «start-up» aos investidores presentes no evento”, esclareceu Gregor Zemp.
Questionado sobre as iniciativas da CCISP a desenvolver a curto prazo para promover para os seus associados e parceiros, o secretário-geral deu a saber que a “experiência adquirida nas últimas cinco edições deste evento, a CCISP já começou a preparar a “6.ª Swisstech Night”, que terá lugar no dia 11 de novembro de 2024 no mesmo local, em Lisboa. Reforçaremos, cada vez mais, a «matchmaking» concreto entre as «startups» e os investidores. De forma geral, sendo uma associação empresarial, a CCISP tem, em primeiro lugar, a missão de defender os interesses dos nossos associados, tirando em benefício deles partido da nossa experiência ao longo de quase quatro décadas da nossa existência, e da nossa vasta rede de contactos. Assim, prestamos serviços e promovemos o «networking» para gerar oportunidades de negócio para os nossos associados e parceiros”, anunciou Gregor Zemp.
A Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal, com os seus escritórios na Embaixada da Suíça em Lisboa, “é a única Câmara de Comércio que é reconhecido pelos governos suíço e português”, afirmou o secretário-geral, acrescentando que “somos uma fonte de informação totalmente fiável e exata para apoiar as empresas suíças e portuguesas, que se guia pelos princípios de transparência, a integridade e a eficiência económica”, concluiu.
Todos os interessados em obter mais informações sobre a CCISP podem consultar a página na Internet www.swiss-chamber.pt ainda em manutenção.