Rancho Folclórico Maravilhas do Minho, Winterthur, Zurique, comemorou cinco anos de existência com a realização do seu primeiro festival de folclore.
O Rancho Folclórico Maravilhas do Minho, no dia 27 de setembro, realizou “com grande alegria”, como nos afirmou Patrícia Pinto, elemento do referido Rancho, o respetivo 1.º Festival de Folclore, em Elsau (Winterthur).
O evento foi repleto de música, dança e tradição, com lotação esgotada, mais de 500 pessoas, e que contou com a presença de vários grupos e da comunidade portuguesa “num ambiente de celebração da cultura portuguesa”, afirmou Patrícia Pinto.
O 1.º Festival de Folclore do Rancho Folclórico Maravilhas do Minho contou a atuação de outros ranchos da comunidade portuguesa, entre eles o Rancho Folclórico de Wetzikon, o Rancho de Martigny e o Grupo de Bombos Os Lusitanos, assim como a participação do grupo “Tradição d’Ouro” que se deslocou de Portugal para o participar no evento.
5 anos
O Rancho Folclórico Maravilhas do Minho, com o seu primeiro Festival em Zurique, celebrou o seu 5.º ano de existência, tendo sido fundado em 2020. Este grupo, sediado em Winterthur, nasceu com o objetivo de representar “com orgulho” as tradições do Baixo e Alto Minho. Logo no início da sua atividade teve de parar algum tempo tendo em conta a pandilha que assolou o mundo. Contudo, manteve a união e assim que foi possível regressou às suas iniciativas.
Nos dias de hoje, o Rancho Folclórico Maravilhas do Minho é composto por cerca de 60 elementos e uma direção “dedicada, que trabalha para preservar e divulgar o folclore minhoto junto da comunidade portuguesa na Suíça”, como nos descreveu a Patrícia Pinto, concluindo que “cinco anos depois a determinação do grupo deu frutos”.
A. A.





