› Lurdes Gonçalves
No dia 25 de maio decorreu a XI edição das Provas de Certificação para os alunos em final de nível de proficiência linguística que frequentam os cursos de Língua e Cultura Portuguesas na Suíça.
A certificação é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Trata-se de um processo de reconhecimento das aprendizagens dos alunos da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), pelo Estado português.
Iniciado em maio de 2013, este processo veio atribuir não só uma maior visibilidade ao EPE mas também credibilidade às aprendizagens linguísticas e culturais realizadas no âmbito dos cursos de língua e cultura portuguesas.
As aulas decorrem nas escolas suíças após o horário letivo regular, sendo, portanto, extracurriculares. A Certificação das Aprendizagens veio reconhecer o esforço adicional dos alunos de origem portuguesa.
Este ano, 1145 alunos dos níveis B1, B2 e C1 foram propostos a exame pelos respetivos professores. As provas decorreram em sete centros de exame que cobrem o território da Suíça: Berna, Genebra, Grisões, Ticino, Valais, Vaud e Zurique. Todo o corpo docente da Coordenação do Ensino Português na Suíça esteve envolvido no processo e ainda foi necessário contratar 18 vigilantes externos, para assegurar que o processo se realizasse no respeito de todos os procedimentos inerentes à realização de exames.
As provas de exame avaliam as seguintes competências em língua portuguesa: compreensão oral; produção oral; leitura; escrita.
Os resultados dos exames são disponibilizados no mês de agosto, ou seja, no início de cada ano letivo. A cerimónia de entrega dos Certificados realiza-se habitualmente nos meses de janeiro ou fevereiro e destina-se aos alunos de nível C1, valorizando aqueles que frequentam a totalidade da oferta EPE. Para além da entrega dos certificados aos alunos de nível C1, são ainda distinguidos os alunos detentores das 3 melhores classificações dos níveis B2 e B1.
Acreditamos que certificar é valorizar o trabalho de todos.