As cidades de Leiria (Portugal) e Paris (França) foram palco da apresentação da “V Coletânea de Poesia Lusófona em Paris”, coordenada por Adélio Amaro (diretor do Gazeta Lusófona) e Frankelim Amaral (diretor da Portugal Mag).
Nesta coletânea participaram 91 poetas de 11 países, entre eles Laura Lima e Ana Mendes (Anita de Oliveira), residentes na Suíça, em Gland e La Tour-de-Peilz, respetivamente.
Em Leiria, perante sala cheia, com mais de uma centena de pessoas, a obra foi apresentada no M|i|MO – Museu da Imagem em Movimento, cuja apresentação foi da responsabilidade do General Chito Rodrigues e de António Manuel Ribeiro (fundador do grupo UHF), contando com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça.
Já em Paris, o livro foi dado a conhecer, como aconteceu com as quatro edições anteriores, na Sala Eça de Queirós do Consulado Geral de Portugal em Paris, perante sala repleta. A abertura da sessão foi da responsabilidade do Cônsul-geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, e a obra foi dada a conhecer pela escritora brasileira Eloah Westphalen Naschenweng, que se deslocou de Florianópolis até Paris, e pela escritora luso-francesa Alice Machado.
Em ambas as apresentações estiveram presentes muitos dos poetas participantes, assim como muitas outras pessoas que têm a Poesia como paixão e gosto.
De salientar que a “V Coletânea de Poesia Lusófona em Paris” é uma edição da Portugal Mag em colaboração com a associação BiblioRuralis. Além dos textos dos coordenadores e mentores deste projeto, Adélio Amaro e Frankelim Amaral, esta obra apresenta testemunhos do músico e poeta António Manuel Ribeiro e do escritor e jornalista Ígor Lopes.
- A.