Tempo de paz, solidariedade e esperança.
O Natal é tempo de paz, concórdia, união. É um tempo em que as famílias se reúnem. É tempo de perdão. É tempo de bons sentimentos, de deixar para trás as quezílias. E o Ano Novo está sempre associado à esperança de que seja melhor do que o que deixámos, que neste ano em particular de 2023, está muito longe de ter sido bom.
No mundo tumultuoso em que hoje vivemos, cada vez mais fragmentado e cheio de perigosas tensões, de guerra na Europa e barbárie no Médio Oriente, nunca estes princípios e bons sentimentos foram tão importantes. E cada um pode dar o seu modesto contributo para tornar o mundo em que vivemos melhor e mais pacífico.
Os portugueses que estão espalhados por todo o mundo sempre se distinguiram pela solidariedade e por valorizarem os laços humanos. Os portugueses são um povo pacífico e respeitado, o que constitui uma marca da nossa identidade, que agora, mais do que nunca, devemos pôr ao serviço de um mundo melhor.
Sempre por altura do Natal, são imensas as iniciativas de portugueses que se organizam para ajudar os outros, os mais pobres, os que estão sozinhos, os que precisam de um sorriso. São muitas as iniciativas que recolhem roupa e alimentos e praticam gestos bondosos que confortam aqueles que vivem em situação precária social ou psicológica. Nos tempos que correm, é preciso também praticar a tolerância e saber respeitar aqueles que são diferentes de nós.
O mundo está mal, sem saber onde nos levarão tantos conflitos e tensão. Esperemos que não seja para nenhuma tragédia maior, como as que conhecemos no século XX.
Por isso, o meu apelo é para que os portugueses nas nossas comunidades possam, neste tempo de Natal e transição do ano, fazer valer os valores e bons sentimentos que nos caracterizam, que os ponham ao serviço dos outros e de um mundo melhor, que esqueçam as tensões e as costas voltadas e deem abraços e façam as pazes. O mundo será muito melhor com mais tolerância e fraternidade e todos serão certamente mais felizes.
Desejo a todos os nossos compatriotas um Natal muito feliz e solidário e um
Ano Novo pleno de esperança.