› Ígor Lopes
A Associação Reagir promoveu a sua Gala Anual no último dia 14 de outubro na sala de eventos de Evaux, em Onex. Esta iniciativa ficou marcada por um jantar-concerto de fado, com Jorge Batista da Silva e Mariana Lopes Correia, além do guitarrista de fado Francisco do Carmo e o mestre em guitarra portuguesa Professor Arménio de Melo.
Na plateia, mais de uma centena de participantes, incluindo o embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, a Cônsul-Geral de Portugal em Genebra, Leonor Esteves, e o deputado português Paulo Pisco, eleito pela emigração pelo círculo europeu. Outros convidados de honra foram o conselheiro de Estado Thierry Apothéloz e Mario Rodríguez, conselheiro Administrativo de Plan-les-Ouates, Anne Kleiner, presidente da Câmara de Onex e Maryam Yunus Ebener, conselheira admnistrativa de Onex.
Manuela Baião, presidente da Associação Reagir, mostrou-se satisfeita com o resultado do evento e revelou os seus objetivos.
“Angariação de fundos para os projetos em curso, como o Banco de Ajudas Técnicas da Fundação António Aleixo e CAF (Centro de Apoio à Família) em Tomar, entidades com as quais temos protocolo”, mencionou esta responsável.
“Somos um grupo de amigos sensibilizados com dificuldades que atravessam muitas das famílias portuguesas. Porque nos é impossível ficar indiferentes, juntámos vontades e esforços na esperança de podermos aliviar um pouco do sofrimento daqueles que a vida deixa pelo caminho. Dois projetos estão neste momento no centro das nossas atenções: CAF-Tomar (Centro de Apoio à Família) que visa ajudar as famílias do concelho e combater a pobreza e exclusão social das mesmas; e o Banco de Ajudas Técnicas da Fundação António Aleixo que tem como objetivo a criação de um stock de equipamento médico (camas elétricas, cadeiras de rodas, colchões antiescaras, andarilhos, etc.) que serão disponibilizados a preços sociais. Quando e sempre que nos for possível, participaremos noutros projectos cuja vocação social seja compatível com os princípios da nossa Associação”, afirma esta associação no seu site em: www.associacaoreagir.com