Vai ter lugar uma edição do curso público da unidade de português da Universidade de Genebra, durante o semestre de Outono de 2024, entre os dias 23/09 e 16/12, das 16h às 18h, em IFAGE, Place des Augustins 19, Genève, salle 408. O tema será “Le Portugal de nos jours – Carrefours d’identités vus par cinemá”.
“Continuando o programa de divulgação da cultura portuguesa, a unidade de porutguês da Universidade de Genebra, dedica um curso à sociedade portuguesa contemporânea e aos desafios que se lhe apresentam. Após ter um seminário ao Estado Novo e outro à revolução do 25 de Abril de 1974, ambos baseados na análise de obras cinematográficas, decidimo-nos por mostrar a sociedade portuguesa contemporânea. Como está Portugal, 50 anos depois da revolução?”, explicou Nazaré Torrão, da Unité de Portugais / Faculté des Lettres Université de Genève, Cátedra Lídia Jorge (Instituto Camões), que sublinhou que “o curso contará com a presença de quatro professores vindos de universidades portuguesas e com o realizador luso-suíço Basil da Cunha, que virá discutir com os estudantes e com o público sobre o seu filme Manga d’Terra, estreado em 2023 no Festival de Locarno, Suíça”.
O programa está formatado da seguinte forma:
23.9 – Introduction au séminaire: objectifs, fonctionnement, évaluation. Introduction à l’analyse filmique – exemplification et vocabulaire.
30.09 – L’histoire du Portugal, autoreprésentation nationale; visionnement de Fado Lusitano (Fado lusitanien), 1995, de Abi Feijó (animation); discussion.
07.10 – Passé colonial et visions post-coloniales – discussion de Tabu (Tabou), 2012, de Miguel Gomes.
14.10 – Passé colonial et visions post-coloniales – A Costa dos Murmúrios (Le rivage des murmures), 2004, de Margarida Cardoso, adaptation du roman homonyme de Lídia Jorge (1993), présenté par Mariana Liz, Universidade de Lisboa.
21.10 – Situation socio-économique du pays – analyse de As Mil e Uma Noites (Les Mille et Une Nuits), vol. I, O Inquieto (L’inquiet), 2015, de Miguel Gomes.
28.10 – Crises économiques et instabilité sociale; A Fábrica de Nada (The Nothing Factory), 2017, de Pedro Pinho, présenté par Carla Ambrósio Garcia, Universidade de Coimbra.
11.11 – Le Portugal rural – données socio-économiques; le poids de l’émigration. Discussion de Aquele Querido Mês de Agosto (Ce cher mois d’août), 2008, de Miguel Gomes.
18.11 – L’immigration et la diversité identitaire; Manga d’Terra, 2023, présenté par le réalisateur, Basil da Cunha.
25.11 – Le Portugal urbain – Montanha (Montagne), 2015, de João Salaviza, présenté par Paulo Cunha, Universidade da Beira Interior.
02.12 – Le Portugal rural (le sud) – analyse d’Alentejo, Alentejo, 2014, de Sérgio Tréfaut.
09.12 – La question du genre; E agora? Lembra-me (Et maintenant?), 2013, Joaquim Pinto, présenté par Sérgio Dias Branco, Universidade de Coimbra.
16.12 – Croisées de problématiques diverses: intégration de l’Autre, immigration, repenser l’empire, exploitation immobilière; vie urbaine en province. Analyse de O Vento Assobiando nas Gruas (Le vent qui siffle dans les grues), 2023, de Jeanne Waltz (adaptation du roman homonyme de Lídia Jorge, 2002).
“O corpus de análise será composto por filmes, na sua grande maioria do século XXI. O curso foi organizado em colaboração com dois colegas da Universidade de Coimbra, Sérgio Dias Branco e Carla Ambrósio Garcia, do Centro Interdisciplinar de Estudos. Ao mesmo tempo que facultará uma introdução à sociedade portuguesa este curso contemporâneo, permitirá um conhecimento do cinema português contemporâneo, uma das artes que maior reconhecimento internacional obtém na atualidade”, finalizou Nazaré Torrão.