› Ígor Lopes
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, esteve na Suíça, entre os dias 8 e 10 de maio, para uma visita oficial às comunidades portuguesas. A agenda contou com a participação do Secretário de Estado em diversas reuniões e encontros com autoridades locais, Conselheiros das Comunidades e membros da comunidade em geral.
No dia 8 de maio, Cesário esteve em Genebra, onde reuniu nas instalações do Consulado Geral, com a Cônsul-Geral, além de participar na homologação dos apoios atribuídos à Federação das Associações Portuguesas na Suíça, no Consulado Geral português.
Nesse mesmo dia, o governante reuniu com os trabalhadores do Consulado Geral, concedeu entrevistas à Rádio Arremesso, reuniu com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, eleitos em Genebra, e com membros da comunidade portuguesa e representantes eleitos para os Órgãos Comunais do Cantão.
Dia 9 de maio, ainda em Genebra, pela manhã, Cesário reuniu com a Adida Social, Cristina Ribeiro. Mais tarde, já em Berna, reuniu com o Embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e com a Conselheira Económica da Embaixada, na Chancelaria. O programa contou ainda com reunião com a Coordenadora do Ensino do Português na Suíça, Lurdes Gonçalves, além de um encontro com os professores de Português na Suíça, em formato presencial e online.
Já no dia 10 de maio, ainda em Berna, Cesário reuniu com representante do Sindicato UNIA e encontrou-se com os funcionários da Embaixada e utentes da Secção Consular. Mais tarde, em Zurique, o Secretário de Estado teve uma reunião de trabalho com o Cônsul-Geral, seguida de visita às instalações e reunião com os funcionários. Houve tempo ainda para uma visita à Real Casa Portuguesa GMBH e para reunir com os presidentes de Associações da área de Zurique, no Centro Lusitano de Zurique.
Segundo José Cesário, duranta a sua deslocação à Suíça, temas como “a reorganização dos consulados, os apoios ao associativismo, os problemas sociais, a mobilização dos jovens e a legislação eleitoral estiveram sempre presentes”.
Durante a sua passagem por Genebra e Berna, Cesário, que manteve agenda com professores, conselheiros das Comunidades e responsáveis diplomáticos, disse esperar que, “em breve, os nossos consulados estejam a prestar um serviço mais próximo das populações e que o ensino do Português possa ser mais valorizado”.
Este responsável anunciou ainda que irá “tentar alterar radicalmente ou pelo menos parcialmente, o modo como os consulados procedem ao agendamento dos atos consulares”, diante de críticas aos serviços consulares.