Joana de Abreu Carvalho tem 43 anos de idade, é natural de Évora e é candidata pelo PCP nas listas da CDU a deputada à Assembleia da República pelo círculo da Europa.
Que políticas gostaria de valorizar em relação às comunidades portuguesas na Europa?
As propostas da CDU visam responder às necessidades concretas dos portugueses e luso-descendentes, mas também valorizam e reconhecem o potencial cultural, político e económico dos emigrantes portugueses na Europa. O reforço da rede consular, a defesa do Ensino do Português e da Cultura, e o apoio do movimento associativo são alguns dos pilares centrais das propostas da CDU.
Qual a importância da diáspora portuguesa que vive nos países europeus, destacando a Suíça?
Os portugueses que residem e trabalham na Suíça necessitam de um acompanhamento direcionado, uma vez que este país não pertence à União Europeia. A CDU defende o cumprimento dos acordos internacionais para evitar a dupla tributação de rendimentos e a revisão de acordos internacionais de Segurança Social. Estas medidas visam salvaguardar os direitos sociais e laborais dos portugueses residentes no estrangeiro.
Que mensagem deixa para os eleitores?
A diáspora é uma força económica, cultural e política que, constatamos, os últimos governos têm desprezado. É importante confiar o voto na CDU, e ao fazê-lo, apoiar a força política que apresentou soluções para uma efetiva melhoria de vida. A CDU continuará a fazer este trabalho fundamental e transformativo para a vida dos emigrantes portugueses na Europa.