Jorge Cardoso tem 34 anos, natural de Ovar, chegou à Suíça há 17 anos e já abriu chocolateiras em Fribourg em 2021 e Lausanne em julho 2023. As suas lojas estão muito bem situadas, no centro histórico das cidades.
Jorge Cardoso é muito conhecido em Portugal e na Suíça junto da comunidade portuguesa e também dos seus clientes suíços. Já fez inúmeros programas de televisão, participou em feiras de chocolate e de gastronomia, no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, por exemplo.
Ronaldo
em chocolate
Campeão do mundo aquando da “Culinary World Cup” sob a bandeira suíça em 2018 e 2022, Jorge Cardoso realizou em 2020 a famosa escultura em chocolate em tamanho real de Cristiano Ronaldo, uma peça que necessitou 120 kg de chocolate e 250 horas de trabalho. Uma peça que se encontra atualmente no museu CR7 na Madeira e que exige da parte de Jorge Cardoso algumas visitas para cuidar da estátua. Um dos sonhos de Jorge Cardoso é encontrar Cristiano Ronaldo, um encontro que ainda não se proporcionou até hoje.
3 formações completas
e o fado para
se concentrar
Ele tem uma formação de cozinheiro, de pasteleiro e de padeiro. Na sua formação de pasteleiro começou a interessar-se pelo chocolate e logo se transformou em paixão. Formou-se em Fribourg e depois em Crans-Montana num chocolateiro bem conhecido.
O facto de ter estudado arte visual em Portugal ajudou-o muito na realização dessas estatuas, verdadeiras obras de arte.
Ele realizou também a escultura de Roger Federer que está na loja de Lausanne e agora a nova escultura de São Nicolau, padroeiro da cidade de Fribourg, colocada na sua chocolateira em Fribourg.
Uma novidade este ano: o busto do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa em tamanho real. Ofereceu um mini busto ao Presidente em Genebra este ano e teve a oportunidade de falar com ele. O presidente apreciou muito.
Numa entrevista à RTP, Jorge Cardoso realça que costuma ouvir fado para melhor se concentrar no seu trabalho de escultura.
Origem
do chocolate
O cacau provém da América do Sul, trata-se dum cacau muito frutado, fresco, agradável para comer, um chocolate “Grand Cru”, reservado aos chocolateiros artesanais.
O tempo de Natal, sugestões
Os bombons e pralinês têm mais saídas neste tempo de festas para poder ser compartilhados no dia de Natal. Jorge Cardoso produz também cerca de 1000 peças/esculturas que correspondem ao tema de Natal (pai Natal, rena, boneco de neve).
Lausanne
Choco Tour
“Lausanne Choco Tour”, uma nova iniciativa para descobrir Lausanne e os seus melhores chocolateiros
Esta iniciativa da cidade de Lausanne permite agora descobrir 5 chocolateiras: o bilhete dum valor de 29 francos é válido durante 72 horas, com o direito a um desconto de 10% sobre as suas compras, e a receber uma pequena prenda da parte de cada artesão. Uma ideia muito original segundo Jorge Cardoso: “Acho este projeto muito interessante porque dá a conhecer os chocolateiros que existem na cidade e atrai pessoas para a cidade. Cada cliente vai partir com um chocolate nosso e divulgar a nossa arte, com um chocolate diferente, com um cacau diferente.”
O período mais intenso de trabalho para o Jorge Cardoso vai começar no mês de dezembro e só acabará no Dia da Mãe em maio. For everything there is a season…
› Clément Puippe