O XXII Festival Folclórico Português do Rancho de Bienne decorreu dia 25 de maio na Sala do Sahligut, em Bienne.
O evento contou com a participação do Rancho Folclórico Lavradeiras do Minho de Orbe, Rancho Folclórico Tradições do Minho La-Chaux-de-Fonds, Rancho Folclórico Português Gruyère e do Rancho Folclórico Português de Bienne.
A noite foi ainda animada pelo grupo “Os Nova Onda”.
Com entrada gratuita para o evento, houve também a componente gastronómica com Émincé de Frango, Bacalhau à Casa com batatas fritas e Sandes de Pernil no espeto.
“Sábado, dia 25 de maio, todos os caminhos deram a Bienne. Mais um ano a celebrar com muito respeito e amor o que os nossos antepassados nos deixaram”, disse José Sousa, presidente do Rancho Folclórico Português de Bienne, um dos responsáveis pelo evento, que não escondeu a alegria por ver o resultado do festival.
“Os Ranchos reavivaram com fervor e elegância as nossas tradições, raízes e culturas folclóricas portuguesas. O primeiro momento emotivo de intercâmbio cultural teve lugar durante o jantar, realizado antes do início do festival, onde os três ranchos convidados puderam confraternizar mediante respeito, alegria e carinho mostrando-se recetivos ao convívio e troca de cantigas tradicionais e saudações”, afirmou este responsável, que deixou ainda “uma palavra de eterno agradecimento a todos os nossos estimados patrocinadores, pois sem eles não seria possível este tipo de eventos”.
“Sinto uma enorme gratidão para com os cerca de 60 elementos que fazem parte desta família – R. F. P. Bienne – e para com os nossos acompanhantes, pois todos trabalhamos imenso para que sobressaísse uma boa organização da qual recebi bons elogios”, finalizou José Sousa.
A. A. / I. L.