› Ígor Lopes
O presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, encontrou-se com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 18 de setembro durante reunião bilateral no âmbito da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos EUA.
Durante cerca de 40 minutos, estes dois presidentes abordaram diversos assuntos, como o acordo comercial entre Mercosul e EFTA – zona de livre comércio de países europeus que não estão na União Europeia, formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein –, que está em discussão na esfera diplomática.
Também trataram sobre a Presidência do Brasil no G20, que vai de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024, e do interesse da Suíça em participar nas discussões desse grupo.
Berset disse que a Suíça “viu com bons olhos a mudança na política brasileira sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas”.
Sobre este tema, estes dois líderes destacaram a onda de calor incomum que atingiu o Brasil nas últimas semanas e falaram sobre os eventos climáticos extremos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul, também no Brasil, e na Líbia.
O presidente da Suíça afirmou que tem “muita simpatia pelo Brasil” e contou que morou em Olinda há vários anos. Berset comentou também que tem “interesse em visitar o país” num futuro próximo.
Brasil e Suíça contam com parcerias em ciência, tecnologia e inovação. Na cooperação bilateral, destacam-se projetos em áreas como neurociências, saúde, energia e meio ambiente – com perspetiva de cooperação em nanotecnologia, tecnologias da informação e das comunicações, energias renováveis, ciências humanas e sociais.
Em 2022, o comércio bilateral entre Brasil e Suíça movimentou US$ 3,6 mil milhões.
Foto: Ricardo Stuckert / PR