David Coimbra e o Amigo Simão deslocaram-se a terras suíças para animarem a comunidade portuguesa, numa grandiosa festa que se realizou no passado mês de fevereiro. A localidade escolhida foi a bonita cidade de Zug e tocaram a convite da Escola de Concertinas desta mesma cidade.
Como a tradição manda, depois da grande festa no sábado à noite, são sempre convidados a animar as tardes de domingo noutra associação ou restaurante português. E foi no dia 23 fevereiro que a Casa do Benfica Lenzburg os recebeu.
Recordo-vos que Amigo Simão, nome artístico, participou no Got Talent Portugal e ficou apurado para a semifinal que se grava a 9 março. Amigo Simão fala dessa extraordinária experiência, como algo maravilhoso, sabendo que a sua concertina é um instrumento com pouco alcance e que o seu objetivo foi levar este género musical ao Got Talent português para que possa ser mais reconhecido e que, daqui para a frente, tenham ainda mais apoio no panorama musical português.
O certo é que todo o público se levantou, numa ovação fortíssima e apôs a atuação, até os quatro jurados tiveram direito a umas quadradas bem animadas, feitas ao improviso, que é a mais valia dos cantares ao desafio.
Braga viu-o nascer e agora um pouco por todo o Portugal e através das redes sociais chega a cada recanto do mundo.
David Coimbra, companheiro de viagem artístico do Amigo Simão, ganhou o concurso musical na Praça da Alegria em julho de 2024. Foi uma festa rija com amigos e familiares. Uma experiência inesquecível para David Coimbra.
Vive na Alemanha, mas as raízes bem portuguesas correm-lhe no sangue. Fala corretamente a língua materna e é a música tradicional que lhe enche a alma. Tem tocado e encantado a solo, ou na companhia de outros amigos, por terras portuguesas e para as comunidades espalhadas pela europa.
O David vive fora de Portugal e o Simão em Braga, mas nem a distância os separa, construíram uma bonita amizade e em palco, para além de serem divertidos, conseguem chegar ao público, mostrando o que melhor sabem fazer. Cantar ao desafio com muita garra, animação e divertimento.
A Casa do Benfica prestou-lhe homenagem, dando-lhes espaço e oportunidade para nos satisfazer com as músicas que todos sabemos cantarolar. Quero agradecer em nome do presidente Carlos Carvalho e do Fernando Silva, presidente e responsável pelo restaurante da Casa do Benfica de Lenzburg este acolhimento.
Brevemente David Coimbra estará de novo neste espaço, para um serão memorável.
Óscar Prazeres