A publicação “Descendências Magazine”, propriedade e edição da “Amostra de Letras”, é publicada em colaboração com a Associação Internacional dos Lusodescendentes. Esta publicação cultural de âmbito nacional e das Comunidades Portuguesas, entrevistou o diretor do Gazeta Lusófona (GL), Adélio Amaro, tendo este destacado a importância do GL ao longo dos seus 23 anos de existência.
Deixamos alguns trechos da entrevista que a “Descendências Magazine” fez – colega que promove a cultura de Língua Portuguesa pelo mundo – e que pode ser lida na integra em https://descendencias.pt/jornal-gazeta-lusofona/ .
“O jornal Gazeta Lusófona fundado por Adelino Sá, está ao serviço da comunidade portuguesa residente na Suíça desde 1998. Como nasceu este projeto?
O jornal Gazeta Lusófona surgiu de uma ideia idealizada pelo Adelino Sá e Manuel Araújo. Era um sonho do Adelino fundar um jornal que servisse a comunidade portuguesa na Suíça. As complexidades que ele encontrou quando foi para o país helvético levou-o a desenvolver este projeto editorial para minorar as dificuldades dos portugueses na Suíça, através da informação que ia publicando edição após edição. O projeto que não sabia que caminho teria acabou por vingar e estar ativo vai para 23 anos. Tenho a honra de colaborar com o Gazeta deste o primeiro ano da sua existência.
Quais são os principais desafios e prioridades para a nova Direção que recentemente tomou posse?
…Sei que, como diretor, tenho uma missão complicada a desenvolver. O trabalho do Adelino foi muito. Ele deixou, positivamente, um rasto por entre a comunidade portuguesa espalhada pela Suíça. Dar continuidade ao trabalho dele é o grande desafio… (…)
Que mensagem quer deixar aos leitores da Gazeta Lusófona?
Aos leitores, assinantes e anunciantes eu quero deixar uma palavra de agradecimento por acreditarem neste projeto a caminho de um quarto de século a informar em língua portuguesa. Sem eles o Gazeta não faz sentido. Só com a colaboração e apoio de todos é que é possível levar mais longe tudo o que a comunidade portuguesa residente na Suíça faz.”.