Dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, celebrado pelo Consulado Geral de Portugal em Zurique com conferência sobre: “Educação e escolha profissional independentemente do estereótipo de género”.
A convite do Consulado Geral de Portugal em Zurique, as especialistas Isabel Bartal, Sandra Ribeiro e Isabel Maia e Silva partilharam as suas experiências no âmbito desta temática tão relevante do desenvolvimento sustentável.
O objetivo da iniciativa foi debater e analisar a forma como os estereótipos de género influenciam a educação e escolhas profissionais das mulheres e raparigas, no Séc. XXI.
A Suíça adotou, em 2021, a primeira estratégia para a igualdade entre homens e mulheres (Equality Strategy 2030).
Em Portugal, a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, 2018-2030, «Portugal + Igual», foi aprovada pelo XXI Governo Constitucional a 8 de março de 2018 e publicada em Diário da República através da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 61/2018, de 21 de maio, como forma de “consolidar os progressos até agora alcançados e perspetivar o futuro da ação governativa, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do país que depende da realização de uma igualdade substantiva e transformativa, garantindo simultaneamente a adaptabilidade necessária à realidade portuguesa e sua evolução até 2030”.
No plano internacional, o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) tem defendido durante décadas a promoção de reformas jurídicas e políticas e a recolha de dados sensíveis ao género, apoiando iniciativas que melhoram a saúde das mulheres e das raparigas e expandem as suas escolhas na vida, pessoal e profissional.
A iniciativa teve lugar no dia 08 de março, no Musikschule Conservatorium, em Zurique, e foi acompanhada de um concerto com instrumentistas portuguesas Inês Castro na flauta, Filipa Nunes no clarinete e Marta Patrocínio no piano.
Foto: Susana Teixeira