No último dia 10 de junho, o novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, participou nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Suíça, numa iniciativa organizada pela Embaixada de Portugal em Berna, e que contou com diversas autoridades lusas e entidades de Portugal e do país helvético.
“Uma honra e um privilégio celebrar Portugal junto das nossas comunidades na Suíça e testemunhar o carinho enorme da Diáspora pelo nosso País”, afirmou Emídio Sousa.
O evento ficou marcado pelo concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos, que reuniu cerca de 150 convidados no Yehudi Menuhin Forum.
A cerimónia contou com a presença do novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, e foi marcada por interpretações de obras de compositores portugueses como Eurico Carrapatoso, Telmo Marques e José Vianna da Motta, além de uma peça de Felix Mendelssohn Bartholdy. O concerto foi dirigido por Werner Schmitt.
Após a atuação, houve uma receção promovida pela embaixada. A agenda de Emídio Sousa foi acompanhada de perto pelo embaixador de Portugal na Suíça e no Principado do Liechtenstein, Júlio Vilela.
Recorde-se que o XXV Governo Constitucional português, liderado por Luís Montenegro, entrou em funções dia 5 de junho, com mudanças na estrutura do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), entre as quais a nomeação de Emídio Sousa como novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, sucedendo a José Cesário, que atua hoje, depois de ser eleito, como deputado pelo círculo de Fora da Europa.
Ígor Lopes