O Conselho de Representantes dos Brasileiros no exterior foi oficialmente constituído na quarta-feira, dia 17 de novembro, onde ocorreu a Assembleia Extraordinária Constitutiva.
O movimento denominado Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) começou na década de 1990 com o objetivo de servir como instrumento de diálogo entre o Ministério das Relações Exteriores, o Governo Brasileiro e os brasileiros que vivem no exterior.
A Associação Madalena’s Suiça-Brasil que faz parte do movimento desde sua criação foi convidada para participar deste momento, representada pelo professor e jornalista Leonardo Flores e pelo presidente da ALALS – Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse, Augusto Lopes.
O evento foi conduzido pela Advogada Barbara Steiner como relatora da Assembleia e pelo presidente eleito da CRBE, Marcos Viana. A Reunião teve a presença online do Embaixador César Augusto do Amaral direto de Amsterdão e da Alanni Barbosa, do CEBRAE de Minas Gerais e dos membros presentes em Genebra, tais como: Marilene Sguarizi (Paraguai), Angela Cardoso (Bruxelas), Luciana Oliveira (Londres), Ocirema Kukleta (Zurique), Pedro Neves, (advogado), Paulo Correia (Itália), Sara Iveda (Zurique) e Pedro Ricardo (Alemanha).
Por ocasião deste momento ocorreu não só a aprovação dos documentos e estatutos, assim como a eleição dos novos membros do CRBE que foram eleitos por aclamação por todos os presentes neste encontro.
Desta forma, oficialmente, foi constituído o corpo diretivo do CRBE que permanecerá até nova assembleia que ocorrerá em maio de 2022 em Brasília.
O evento contou também com a participação do Conselho de Cidadania da Suíça Romanda, representado pelas conselheiras: Blenda Bartolini, Geise Perrelet, Lucilene Vieira e outras associações, além de muito público que acompanhou a solenidade pelas redes sociais.
Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o CRBE teve de forma legítima e transparente a eleição da nova coordenação. Também participou, via online, a Embaixadora Maria Luiza Lopes.
A cerimónia foi encerrada pelo Presidente Marcos Viana que convidou todos os participantes a cantar o Hino Nacional Brasileiro. Uma singela confraternização selou este momento tão importante não só para a cidade de Genebra que acolhe a nova sede do CRBE como uma nova associação, assim como os mais de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior e agora podem contar com uma representatividade no Brasil e no Mundo.