› Lurdes Gonçalves
Coordenadora EPE Suíça
Já em período de férias para os professores da CEPE Suíça realizou-se o 8.º Encontro EPE, nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 24 de julho.
A Digitalização EPE foi a temática deste encontro da rede Camões, I.P. e os docentes Cláudia Pereira e Vitor Coelho participaram no espaço destinado a boas práticas, com uma comunicação intitulada Quadro preto versus Surface Pro. Em diálogo, e de forma descontraída, foi apresentada a forma de trabalhar de ambos os professores que, com percursos diferentes, integraram a tecnologia digital nas suas práticas. Sublinharam, porém, que a pedagogia e a didática devem sempre nortear a utilização de quaisquer recursos tecnológicos. Vários professores da CEPE Suíça assistiram presencialmente à apresentação dos colegas e muitos outros online. Nesta altura de viragem para uma maior integração do digital nas práticas dos professores, o início do ano letivo 2023-2024 será marcado com a realização das V Jornadas EPE Suíça, intituladas “Retrospetiva e linhas de fuga – PLH”. Esta edição do encontro bienal tem como finalidade, para além da atualização pedagógica e trocas de experiências didáticas, promover um olhar retrospetivo sobre o EPE na Suíça ao longo da última década. Um olhar interno dirigido ao trabalho realizado no seio do corpo docente, e um olhar externo focalizado no trabalho colaborativo desenvolvido em parceria com o ensino regular suíço.
O programa é composto por conferências, mesas redondas e workshops e integra também momentos de convívio entre todos. Temos ainda a honra de contar com a presença do Vogal do Camões I.P., Dr. Joaquim Ramos, que certamente nos ajudará a construir a reflexão sobre o caminho trilhado até aqui, bem como perpetivar os anos seguintes do que poderá ser o trabalho a desenvolver na Suíça, inscrito na política linguística definida pelo Camões, I.P.