› Leonardo Flores
A “nação benfiquista” esteve em festa no dia 3 de junho por ocasião do 30.º Aniversário da Casa do Benfica em Genebra, um evento festejado no “Restaurante da École de Commerce Aimée” em Plans-les-Ouates. A Noite começou com uma calorosa acolhida dos diretores do S.L Benfica, assim como da Estrela da Noite, o aclamado Pedro Mantorras.
Os benfiquistas celebraram com muito orgulho o aniversário desta instituição. O sentimento de gratidão e respeito estava estampado no rosto de cada adepto. Foi emocionante ver a alegria de famílias inteiras cantarem, numa só voz, o hino do S.L Benfica. A emoção do vice-presidente do Benfica, Domingos Almeida Lima, comoveu muitos corações presentes que foram tocados por um sentimento de pertencimento a Portugal, mesmo em terras helvéticas.
Pedro Mantorras, embaixador do clube encarnado, depois de ser ovacionado pelo público, agradeceu o carinho dos adeptos e o respeito que recebe de cada um dos benfiquistas todos estes anos. Já o Diretor da Casa do Benfica, Jorge Jacinto, deu os parabéns ao presidente da Casa do Benfica de Genebra e disse que “é uma das mais bonitas do mundo”. Rui Costa, presidente do Sport Lisboa e Benfica, não pôde estar presente devido a “uma agenda cheia”.
O público deleitou-se com um menu especial feito com todo o carinho pelo Restaurante da Casa do Benfica: “Assiette Gourmande et duo de crevettes, jambon à l´os em croûte et gratin de pomme de terre e, como sobremesa: gâteau d´anniversaire et Croquant aux fruits rouges”.
A noite foi também animada por muita música e testemunhos de amigos e torcedores que lembraram os 38 títulos do clube. A presença de muitas crianças vestidas com a camisola do glorioso Benfica e a satisfação de ver os miúdos cantarem as músicas da equipa e a celebrarem com alegria este momento foi o ponto alto da festa.
A cerimónia contou com as palavras do vice-presidente da Casa do Benfica, Luís Mendes, e demais membros da diretoria da casa. Um momento histórico que ficará na memória de muitas famílias portuguesas que testemunharam este acontecimento.
Parabéns à Casa do Benfica por proporcionar à comunidade portuguesa de Genebra momentos de regozijo e gratidão e nos dar a oportunidade de viver, mesmo na Suíça, o orgulho de ser português.
Recorde-se que, no último dia 27 de maio, dezenas de adeptos benfiquistas, portugueses e
lusodescendentes, assistiram, desde a Casa do Benfica de Genebra, ao jogo em que a equipa
encarnada venceu, por 3-0, o Santa Clara, no Estádio da Luz, em Lisboa, conquistando o
campeonato português pela 38ª vez, após três épocas de espera.