O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2024 inscreveu-se na galeria de dias únicos e, por isso, memoráveis, da Coordenação do Ensino Português na Suíça.
Para a celebração deste ano tivemos a honra de receber na escola Les Grand-Communes, em Genebra, a visita de suas Excelências o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro Ministro, Luís Montenegro, acompanhados pelo Exmo Senhor Secretário de Estado da Comunidades, José Cesário, representantes parlamentares e autarcas.
No dia 11 de junho de 2024, os ilustres políticos foram acolhidos por 47 alunos que frequentam os cursos de Língua e Cultura Portuguesas da referida escola e participaram numa aula com um programa especial, que incluiu perguntas, tais como: “É difícil ser Presidente de Portugal?”, “Quais são os seus defeitos?”, “Que livro nos aconselharia a ler?” e “Como acha que me sinto, sendo emigrante, ao perceber que não pertenço a nenhum lugar?”. Os alunos receberam respostas sinceras e regadas com o já conhecido e contagiante sentido de humor do nosso Presidente.
Esta aula especial teve ainda a visita virtual de uma personalidade muito importante da literatura portuguesa, Luís Vaz de Camões, a quem a aluna Matilde Pereira apresentou diversas atividades e projetos desenvolvidos no EPE. O vídeo está disponível na página da CEPE Suíça www.epesuica.ch.
O evento foi preparado pelos professores Álvaro Oliveira e António Carvalho, em articulação com a Coordenação de Ensino, com o Exmo Senhor Embaixador na Suíça, Júlio Vilela, e com a Consultora para Assuntos Sociais, Habitação e Comunidades, da Casa Civil da Presidência da República, Maria João Ruela.
Marcaram presença no evento Anne Hiltpold, Conselheira de Estado do Cantão de Genebra, responsável pelo Departamento de Instrução Pública, da Formação e da Juventude; Isabelle Vuillemin, Diretora do Serviço de Ensino e Avaliação da Direção Geral de Ensino Obrigatório de Genebra e Tobias Lerch, Diretor da Escola.
A sessão foi conduzida pelo professor António Carvalho. Após umas breves palavras de boas vindas, proferidas Conselheira de Estado, Anne Hiltpold, o docente Álvaro Oliveira fez uma intervenção referindo-se ao trabalho do EPE, sob o mote do poema de Camões Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades (disponível em www.epesuica.ch).
No final a Coordenadora, Lurdes Gonçalves, agradeceu a honra concedida aos alunos e professores da Suíça. Sublinhou que esta oportunidade única representa uma fonte de grande orgulho e inspiração, reforçando a importância da missão da CEPE-Suíça na promoção da língua e a cultura portuguesas em terras helvéticas.
Texto: Lurdes Gonçalves, Coordenadora EPE-Suíça
Fotografia: Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República