› Augusto Lopes
A Casa do Benfica em Genebra é uma das principais estruturas de promoção da cultura portuguesa nesse Cantão suíço. Com eventos que atraem portugueses e lusodescendentes, esta entidade procura “diminuir” a saudade que os seus frequentadores sentem de Portugal ou “matar” a curiosidade de quem ainda não conhece o país luso.
Para perceber melhor o trabalho desenvolvido e a grande aposta na gastronomia lusitana, conversamos com Carlos Almeida, que auxilia nos trabalhos nesse local.
Carlos Almeida é uma das pessoas que gere este espaço de restauração. Quantas pessoas trabalham no restaurante?
Na realidade, eu apenas dou um apoio à minha esposa Mafalda Costa, que gere este espaço com o Tiago Almeida e temos ainda mais quatro colaboradores: Sara, Júlia, Delma e o Eduardo.
Há quanto tempo funciona a restauração da Casa do Benfica neste espaço, em Genebra?
A Casa do Benfica de Genebra existe desde 31 de maio de 1993 e temos várias atividades culturais, como, por exemplo, o Rancho Folclórico e a equipa de futebol. Durante muito tempo, a sede estava no bairro do Les Pâquis, mas, desde o início deste ano, mudamos para o número 5 da rua Vermont, atrás da Gare Cornavin, em Genebra.
Sendo o Carlos adepto do Sporting, o que o motivou a integrar este projeto na Casa do Benfica de Genebra?
Esta casa tem sido, ao longo dos últimos anos, uma “casa portuguesa”, onde fazemos questão de preparar refeições de várias regiões do país e onde as pessoas se sentem bem. O facto de eu estar há vários anos ligados a outros projetos para a nossa comunidade imigrante, como, por exemplo, o desporto, influenciou esta minha motivação a integrar este projeto.
Costumam dizer que a gastronomia portuguesa é rainha à mesa neste vosso espaço. Que pratos costumam servir e de que regiões?
A gastronomia é diversa, desde o Bacalhau com broa, Polvo à Lagareiro, Cozido à Portuguesa, ou o Cabrito, com batata assada no forno. Mas todos os dias temos outras iguarias tipicamente portuguesas, como, por exemplo, a Feijoada ou o Rancho.
Vocês costumam também receber a visita de personagens ilustres de nosso país. Pode-me referir alguns nomes?
É verdade, temos recebido a visita de políticos, escritores, cantores e mesmo vários órgãos de comunicação social, como, por exemplo, os diretores de vários jornais: Gazeta Lusófona, da Suíça; Jornal Bom dia, do Luxemburgo; ou, mesmo, da RTP Internacional, que nos visitaram no mês de outubro de 2022. Temos uma sala que podemos alugar para este género de eventos, além de reuniões ou jantares de empresa. Poderão contactar-nos através das redes sociais ou pelo sítio: https://www.casabenficageneve.ch/
Qual a iguaria que tem tido mais sucesso na vossa casa?
É difícil escolher, mas o Cozido à Portuguesa é o que é mais solicitado, no entanto, o Cabrito assado no forno também tem tido muito sucesso, pois, todos os domingos, temos este menu e esgota rapidamente, como, por exemplo, no último fim-de-semana, houve um cliente que veio comprar dez doses. Na doçaria, fazemos sempre diferentes sobremesas, como o pudim caseiro.