Mário Tomé nasceu em Estremoz em 1940. Tendo participado em quatro comissões na guerra colonial portugue-sa, foi o mais destacado militar no Movimento dos Capitães em Moçambique. Preso em 26 de Novembro de 1975 no seguimento do golpe, conhecido como o golpe dos “Nove”, foi saneado politicamente após a sua libertação em 1976. Foi deputado à Assembleia da República de 1979 a 1983 e entre 1991 e 1995.
O Coronel irá falar-nos da Revolução dos Cravos, do Processo Revolucionário em Curso (PREC) e da crise de 25 de Novembro de 1975, dos seus ensinamentos no contexto nacional e internacional dando uma perspectiva de alguém que participou directamente no nascimento e crescimento da Democracia Portuguesa pós-25 de Abril.
A entrada é gratuita e a conferência será realizada em português com tradução simultânea em francês, convidamos todos os interessados e interessadas a participar neste evento e nos próximos eventos da A25A.
Na próxima edição do Gazeta Lusófona poderemos contar com uma entrevista de Mário Tomé.
Para mais informações sobre o evento e a Associação 25 de Abril – Genebra consulte: www.a25a.ch
Fundada em 2004, a Associação 25 de Abril – Genebra (A25A) é uma associação genebrina dedica-da à preservação da memória da revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974, bem como do Portugal sob ditadura, da oposição ao regime e da emigração portuguesa. Desde a sua criação tem promovido inúmeros eventos como con-ferências, projecções de filmes, concertos e debates.