› Ígor Lopes
Integrantes da associação “As Cores de Plainpalais”, ou “Les Couleurs de Plainpalais”, fundada em 4 de outubro de 2022 e que se destaca por ser uma entidade que representa os habitantes do bairro de Plainpalais, vão participar na “Queima do homem de Inverno”, no próximo dia 18 de março, na Plaine de Plainpalais. Um evento que é já uma tradição em diversas cidades da Suíça. “Mesmo em Genebra, este ano a nossa associação irá trazer essa tradição para os habitantes”, afirmaram os responsáveis pela entidade.
“Um boneco com estrutura de madeira, com cerca de três metros de altura, que será queimado para marcar o fim do Inverno. Será num lugar muito conhecido da cidade e dos seus habitantes. Para este evento, “As Cores de Plainpalais” convidaram várias escolas primárias do bairro para que os alunos pudessem participar. As respostas dos professores foram muito positivas. As crianças vão trabalhar em desenhos e textos que irão ser pendurados no boneco e serão queimados ao mesmo momento”, comentaram os membros da entidade.
Esta associação, que visa promover o multiculturalismo existente, a interação entre as diversas pessoas que lá habitam, dando a oportunidade de cada um poder participar nos diferentes eventos que irão ser organizados ao longo do ano, conta com presença feminina, como Sonia Lonati, presidente; e as portuguesas Fernanda Silva, vice-presidente; e Vânia Pinto, secretária; além da cabo-verdiana Ana Lopes.
A Associação está sediado no Espace de Quartier de Plainpalais, cedido pela cidade de Genebra. “Trabalhamos em parceria com diversas identidades da mesma”.
“Queremos criar laços com os habitantes (jovens e menos jovens) e com as inúmeras associações existentes neste local, com animações pontuais ao longo do ano, preservando a mistura das diversas culturas e gerações que estão no bairro. Plainpalais é um local muito rico culturalmente, mas que tem estado estagnado, perdendo assim o encanto de outrora. Tendo artistas em diversas áreas, a associação será um vínculo para a promoção dos mesmos, não muito longe de onde habitam”, mencionou Fernanda Silva, vice-presidente da associação.
Eventos futuros
Segundo apurámos, em 2023, esta associação vai participar, ainda, nos dias 17 e 18 de junho, no evento La Ville est à Vous, uma iniciativa “bem conhecida de toda a população e que foi criada para que os habitantes tomassem posse das ruas. Este ano, a nossa associação organizará este espetáculo de rua, que será, sem dúvida, gigantesco. Os habitantes irão sair às ruas para se apropriarem das mesmas. Todos podem participar! Habitantes, comerciantes locais, artesãos, artistas, músicos, pintores, grupos musicais, folclore, barraquinhas de comes e bebes, com iguarias dos diversos continentes”.
Para dezembro, está programado um jantar de fim de ano, tal como no ano passado, para os habitantes que queiram participar.
“A associação é bastante recente e os eventos ainda são poucos, e mais pontuais, do que a longo prazo”, finalizaram.