No sábado 16 de novembro de 2024, a Associação dos Graduados Portugueses na Suíça (AGRAPS) organizou um encontro no Restaurante Spark, em Basileia, que contou com a participação de 27 membros e amigos.
O animado evento começou às 16:30 com um delicioso Magusto, gentilmente oferecido pelo Banco Santander, seguido de um jantar, até à hora de fecho do restaurante (22:00).
Numa celebração aconchegante de outono, as castanhas assadas e jeropiga acompanharam mais de 2h de intercâmbio e fortalecimento de laços profissionais e pessoais: após as boas-vindas pelo comité organizador (Isabel Aidos, Silvia Coelho e Onélia Jorge), Paulo Gomes apresentou os objetivos da AGRAPS e as suas atividades passadas e futuras. Seguiram-se quatro intervenções de partilha de experiências de vida (Pedro Marques, Joana Galvão, Tomé Albuquerque, Rui Barroso), intercaladas pela breve apresentação de cada um dos restantes participantes.
Findas as apresentações, e quando as castanhas já não podiam compensar a frescura do jardim, por volta das 19:00 passámos à mesa, onde nos deliciámos com vários petiscos e iguarias portuguesas, acompanhados por um profissional e caloroso serviço em português.
Apesar do entusiasmo generalizado, tivemos que deixar o restaurante e nos separar, mas com forte motivação para futuros encontros. Com efeito, a cada novo encontro conhecemos mais graduados portugueses que diariamente contribuem com a sua experiência e conhecimento para o progresso da ciência e tecnologia, ou que ocupam lugares de destaque em prestigiadas empresas. Outros criam as suas próprias empresas, em variadas áreas de conhecimento.
A partilha de experiências, de pessoas que há muito vivem ou trabalham na Suíça, com outras recém-chegadas, é um dos valores muito apreciados pelos participantes. Os encontros presenciais que a AGRAPS promove fazem cada vez mais sentido, contrariando a tendência dos contactos virtuais, que não nos aquecem a alma como um Magusto num final de tarde de um dia frio de novembro.
– Gostei muito de ter estado presente no encontro. Foi bom estar com tantos portugueses num convívio tão longe de Portugal. Tive a hipótese de conhecer pessoas interessantes e dar a conhecer uma obra da minha recente atividade, que nada tem a ver com a minha formação académica.
https://www.atlanticbookshop.pt/autor/daniel-coelho-lopes
Esta possibilidade, de conhecer e dar a conhecer as paixões e talentos, é uma das grandes vantagens de estar presente em encontros da AGRAPS. Muito agradecido por todo o esforço e dedicação em possibilitar estes eventos tão enriquecedores.
Daniel (Aargau)
– Excelente encontro que permitiu o contacto entre muitos Portugueses, muitos dos quais eu desconhecia, e que proporcionou muitas interações entre nós. Foi num ambiente descontraído que comemos umas saborosas castanhas acompanhadas de jeropiga e ouvimos testemunhos e historias de vida na Suíça. Histórias essas incríveis, de superação e de sucessos profissionais e pessoais. Seguiu-se um agradável jantar de especialidades Portuguesas, de novo a permitir num ambiente descontraído a troca de experiências. Obrigado desde já à organização por este evento! Esteve muito acima das minhas expectativas e não posso esperar pelo próximo agora!
Pedro (Basileia)
– Antes de mais, os meus parabéns aos organizadores. Adorei o magusto e o jantar. Gostei de constatar que Portugal tem tanta gente capaz e inteligente e que a integração é mais fácil que há trinta anos. Ao mesmo tempo, não posso ignorar o facto de Portugal continuar sem muitas soluções para reter gente capaz no país.
Lucinda (Zurique)
Os próximos encontros terão lugar em Genebra e Basileia, provavelmente em Janeiro e Abril.
Seguir-se-ão Zurique, Berna e talvez no Valais se houver voluntários…
Contamos com a vossa presença e colaboração.
› Paulo Gomes, Presidente AGRAPS
› Lurdes Gonçalves, Comunicação AGRAPS)