Adélio Amaro, escritor e diretor do Gazeta Lusófona, foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no Rio de Janeiro, Brasil, e que se destaca por ser referência no contexto literário e cultural entre Brasil e Portugal, reunindo renomados autores em língua portuguesa.
“É uma honra receber este título como académico correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras, uma nobre instituição que tem promovido a união entre a cultura brasileira e portuguesa, assim como a Língua que une os dois países. Ao assumir esta função é uma responsabilidade enorme que espero conseguir corresponder ao mais alto nível que a Academia merece”, disse Adélio Amaro.
Este escritor, que é também presidente do Centro do Património da Estremadura e que foi distinguido recentemente pela Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina – AFCHL, ressaltou ainda que “Brasil e Portugal são um mundo sem fim de oportunidades culturais, em especial as literárias. Muito já se fez e muito mais está por fazer. A literatura é uma das maiores armas contra a iliteracia. Por isso, perante esta Academia, darei o meu singelo contributo para que possa ser mais uma pétala no enorme jardim literário que une os dois países”.
A cerimónia de posse decorreu nas instalações do Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, a professora luso-brasileira Maria Amélia Amaral Palladino, ex-diretora-geral do Colégio Pedro II, no Brasil, é a presidente desta entidade.
Adélio Amaro no Brasil
No fim do mês de maio, Adélio Amaro estará em várias cidades brasileiras do Estado de Santa Catarina, onde fará diversas palestras, das quais se destaca a que irá decorrer no centenário Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, promovido pela Academia Desterrense de Literatura. De 27 a 30 de maio, o diretor do Gazeta Lusófona será orador convidado no XXVIII Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América e no I Congresso Internacional de Património e Paisagem Cultural, ambos em Salto Veloso, no referido Estado de Santa Catarina.