Entre os dias 15 e 16 de março, decorreu no Luxemburgo a 42.ª edição do “Festival des Migrations, de la Culture et de la Citoyenneté”, nas instalações da LuxExpo The Box.
O teve a participação de diversas editoras, incluindo a luso-brasileira “In-Finita Editorial” com quem Adélio Amaro, diretor do Gazeta Lusófona esteve presente com o seu novo livro intitulado “73 Sonetos Diva Mitológica”.
Entre as diversas personalidades portuguesas que passaram durante a apresentação do livro dse Adélio Amaro são de destacar o Cônsul-Geral de Portugal no Luxemburgo, Jorge Cruz, e o deputado Paulo Pisco que descreveu o livro e autor como sendo “um homem de cultura que acaba de publicar um belíssimo livro de sonetos. É um livro rigoroso na forma, denso nas emoções e de grande expressividade interior”, referiu Paulo Pisco.
Adélio Amaro dentro do Festival e fora teve mais alguns encontros relacionados com a Língua Portuguesa, como a entrevista que deu ao “Bom Dia” com sede no Luxembrugo e a reunião com Adília Martins de Carvalho, diretora do Camões – Centre Culturel Portugais Luxemburgo.
“73 Sonetos – Diva Mitológica” apresenta 11 sonetos traduzidos em oito línguas. Cada soneto é uma homenagem à mulher com alusões metafóricas, tendo a inspiração do autor nascido da complexidade e da beleza das deusas, concludentemente imortais. Cada uma, por sua vez, representa uma homenagem às mulheres mortais, celebrando suas diversas qualidades, forças, virtudes, sabedoria, coragem, amor, resiliência e paixão…