Desafios de Programação em Scratch foi a atividade realizada no dia 5 de outubro no Idea Square do CERN em Genebra, em colaboração com a AGRAPS e a CEPE-Suíça. Esta atividade foi a parte final do projeto “25 de abril Digital”, implementado pela CEPE-Suíça em colaboração com a UgniLab, no ano letivo 2023-2024. https://ugnilab.com/index.html
Participaram 32 alunos vindos de Basileia, Sierre e Genebra, acompanhados pelas professoras Anália Ribeiro, Cláudia Pereira, Onélia Jorge, Paula Bernardino e Sílvia Coelho. Para este dia, os monitores da UgniLab, Álvaro Magalhães e Ana Correia, desenharam desafios de programação na linguagem Scratch, relativos à celebração dos 500 anos do nascimento de Camões.
Durante toda a manhã, os alunos estiveram envolvidos na resolução dos desafios, sendo apoiados pelos Engenheiros do CERN João Simões, João Rebelo, João Ramiro e Paulo Gomes.
Após o almoço na cantina do CERN, João Simões guiou a visita dos alunos ao Sincro Ciclotrão, o primeiro acelerador do CERN. Seguiu-se a visita às exposições do Science Gateway, onde os alunos puderam ensaiar várias experiências interativas relacionadas com a investigação efetuada no CERN.
Foi um dia longo e exigente, mas muito interessante e cheio de novas experiências e aprendizagens que ficará na memória de todos.
– Gostei muito de ir ao CERN, foi uma experiência fantástica, especialmente por estar em Genebra, um lugar onde nunca tinha estado antes. Achei incrível ver o primeiro acelerador de partículas e saber que também têm o maior do mundo. Gostei imenso de estar com as minhas amigas, partilhar com elas a viagem e a visita. À tarde, adorei fazer as experiências, só fiquei com pena de o tempo ter passado tão depressa.
Laura, 11 anos (CO Gradelle)
– Eu gostei muito de ir ao CERN. Foi muito interessante ver o maior acelerador de partículas. Achei super “fixe” participar em todas as atividades que organizaram para nós.
Clémentine, 11 anos
(CO Gradelle)
– Eu gostei muito de visitar o Idea Square e fazer as experiências. Foi pena que o tempo não foi suficiente para experimentar tudo e ler tudo. Mas muito obrigada. Eu gostei muito.
Valentina, 12 anos
(CO Cayla)
– Gostei muito do Sincro Ciclotrão, e do vídeo que explicou o Sincro Ciclotrão. Gostei também dos jogos que fizemos – explicam como o nosso mundo foi feito. Obrigada pelo convite.
Luca, 11 anos (CO Cayla)
› Lurdes Gonçalves (texto), Coordenadora CEPE-CH)
› Paulo Gomes (fotos), Presidente AGRAPS