Como anunciamos na edição anterior, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, comemorou, na Suíça, o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, após as cerimónias iniciais terem decorrido no Norte do Distrito de Leiria e em Coimbra.
O Presidente esteve na Suíça com a comunidade portuguesa em Genebra e Zurique, embora tenha passado por Berna para cumprimentar e reunir com Viola Amherd, presidente da Confederação Suíça.
O Gazeta Lusófona acompanhou as comemorações na Suíça, das quais fizeram parte diversas entidades, com destaque para o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, como amplamente damos a conhecer nas páginas interiores da presente edição.
O Presidente e respetiva comitiva foram recebidos exemplarmente pela comunidade portuguesa e pelas instituições que a representam: embaixada, consulados, conselheiros, a Coordenação do Ensino Português na Suíça e representantes associativos.
Em Genebra estiveram mais de 400 portugueses e em Zurique foram mais de 300. Foi, sem dúvida, um ponto alto para a comunidade portuguesa na Suíça. Com todo o respeito, não só pela comemoração, na Suíça, do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas e consequente presença do Presidente da República, mas também pela forma como os portugueses receberam as altas individualidades portuguesas. Mesmo as simbólicas manifestações decorreram ordeiramente, tal como referimos no editorial anterior quando escrevemos que tudo iria decorrer de forma organizada e tranquila: “sem querer fazer futurismo, acredito que o Presidente da República será bem recebido pela comunidade portuguesa, mas também admito que muitos portugueses vão mostrar o seu desagrado por algumas políticas que entendem não serem as mais adequadas”.
Foi uma visita rápida, dois dias, mas simbólica para uma comunidade que merece ser reconhecida por tudo o que tem feito e faz em nome de Portugal.
O mês de agosto está a chegar. Muitos serão os portugueses que irão até Portugal para descansarem e usufruírem das tão merecidas férias. Voltarão a estar com amigos e familiares na terra onde nasceram e cresceram.
Muitos dos portugueses organizaram e participaram em diversos eventos durante os meses de maio a julho nas diversas associações portuguesas na Suíça. Muitos deles, agora, vão fazer o mesmo nas suas terras em Portugal. É a constante portugalidade nas veias que a saudades coloca no coração de cada um.
Assim, no mês de agosto o Gazeta Lusófona cá estará com nova edição para continuar a missão de ser mais uma migalha na promoção e valorização de Portugal na Suíça. Todavia, em nome de toda a equipa deste jornal não poderia deixar de desejar a todos os colaboradores, assinantes, anunciantes, leitores e amigos umas excelentes férias junto de quem mais gostam.
Boas férias.
Adélio Amaro