› Ígor Lopes
O Club Bar Lounge “Moon”, localizado em Basel, foi palco da “Festa Portuguesa”, um evento organizado pela Lunar Eventos, empresa liderada por um casal composto por uma cidadã brasileira e um português, no dia 6 de abril.
Em palco esteve o cantor Waze, vindo diretamente de Portugal, além dos portugueses Dj Kamba e Deejay Miguel.
Além da música eletrónica, o público presente pode apreciar a apresentação do Rancho Folclórico de Basileia, numa mistura de ritmos e estilos.
“Quando recebi o convite da Luana da Lunar Eventos para a atuação numa Festa Portuguesa numa discoteca e o anunciei aos membros do rancho, todos reagiram com um pouco de receio e perguntavam-se se seria o local indicado para uma apresentação de folclore. Mas, depois de juntar alguns voluntários, decidimos aceitar o desafio e o resultado foi ótimo, fomos muito bem recebidos, os membros estavam muito bem dispostos, o público adorou e ainda pediu mais uma música, claro que aproveitamentos para fazer um “vira geral” para todos. Algumas pessoas comentaram que vieram especialmente para nos ver e que lhes soube a pouquinho”, confessou Sandra Couteiro Romano, que integra a direção do Rancho Folclórico de Basileia.
Para este evento, o grupo folclórico contou com 19 membros, sendo nove bailarinos, quatro músicos, duas cantadeiras e quatro figurantes.
“Foi uma experiência diferente. Após a nossa apresentação, a noite continuou muito alegre e animada. Queremos novamente agradecer a Luana e toda a organização da Lunar Eventos pelo convite, acolhimento e carinho”, reforçou Sandra Couteiro Romano.
Para a organização do evento, este foi um momento de celebrar a cultura lusitana e os emigrantes.
“Este foi o nosso primeiro evento. O objetivo foi mostrar a cultura portuguesa. Tivemos também rissóis feito a mão pela minha sogra para todos os clientes comerem gratuitamente. Tivemos quase 500 pessoas no evento, provenientes de toda a Suíça. Muitos de Zurique, AG, Bern e etc. A maioria viajou mais de uma hora de carro para poder está presente na nossa festa”, disse Luana Dias, uma das responsáveis pela organização do evento.
Ainda segundo esta empresária, “o que nos alegrou muito foi o feedback que recebemos de muitos pessoas que se sentiram em Portugal, se sentiram em casa de novo e esqueceram todo o stress e problemas que o emigrante vive no seu dia a dia”.
Luana Dias conta que vive na Suíça há dez anos. O seu marido, que é português, chegou a viver em França, antes de emigrar para a Suíça.
“Sabemos como é a vida longe do nosso país, ainda mais nós que chegamos a Suíça ainda adolescentes, antes de completar 18 anos, então, não tivemos a oportunidade de viver as festas e discoteca no nosso país. Assim, criar uma empresa de eventos e fazer festas brasileiras e portuguesas é também uma forma de matar as saudades das nossas raízes”, finalizou Luana, que anunciou que está marcada uma segunda “Festa Portuguesa” para o dia 18 de maio, com um programa que vai valorizar o género Kizomba. Terá lugar no Club Bar Lounge “Moon”, em Basel, e vai contar também com o cantor Badoxa, que virá diretamente de Portugal.