› Óscar Prazeres
O Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra de Arbon teve o imenso privilégio de participar na grande exposição da cidade de St. Gallen.
Este grandioso evento que celebrou 80 anos teve participação portuguesa, pois o grupo desfilou orgulhosamente pelas principais ruas da cidade.
As duas bandeiras, portuguesa e suíça, abriram o cortejo, seguindo-se todos os elementos rigorosamente trajados. A chuva ameaçou, mas, mesmo com um céu cinzento, o sorriso não faltou e os aplausos durante o desfile foram muitos.
Para este grupo folclórico, poder participar nesta imponente feira anual que é a OLMA encheu-os de satisfação, porque nada é mais importante do que poderem representar a nossa cultura em paralelo com a cultura de acolhimento.
Nesta exposição que se realizou entre os dias 12 e 22 outubro foi possível ver muitos animais, tais como, vacas, cabras, ovelhas, borregos, porcos, muita gastronomia, muito artesanato, entre muitas outras variantes. Como sabemos numa feira deste tamanho, é fácil encontrar de tudo, até porque o objetivo é mesmo esse.
De salientar que a OLMA-Pedia mostrou para além de momentos radiofónicos, vídeos e fotografias que fizeram parte de um passado recente. A inteligência artificial, uma vez mais, facilitou o percorrido por anos anteriores.
Na inauguração da exposição, pudemos ver a ministra do Conselho Federal Karin-Keller com o leitão ao colo, naquela que é a mais tradicional fotografia.
St. Gallen ficou a conhecer os nossos costumes seculares. Os suíços dançaram e cantarolaram ao som das nossas músicas e tradições.
Podemos estar honrados por ter na nossa comunidade quem dignifica e preserva os laços culturais. Obrigada, Rancho Folclórico Danças e Cantares da Nossa Terra de Arbon.