Orlando Pompeu, natural de Fafe, estudou desenho, pintura e escultura em Barcelona, Porto e Paris. Nos anos 90, progrediu no seu percurso artístico trabalhando primeiramente nos Estados Unidos da América, expondo na Galeria Eight Four e depois, no Japão, tendo exposto na TIAS – Tokio International Art Show e na Galeria Garou Monogatari.
O artista é detentor de uma extraordinária carreira, de quase trinta anos, bem como de um currículo nacional e internacional ímpar. Foi distinguido, em Paris, com o Diploma de Membro e a Medalha de Bronze da Academia Francesa das Artes, Ciências e Letras.
A sua obra consta de variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos e Japão.
Na Suíça, apresenta uma excecional exposição de retratos em aguarela produzida durante a sua estadia em Ascona, que estará patente até dia 31 de outubro de 2023, no Hotel Casa Berno, Via Gottardo Madonna 15, Ascona e, simultaneamente, uma brilhante exposição de aguarelas paisagísticas baseada na sua experiência em Ascona, que estará patente até dia 06 de agosto de 2023, na Galleria Nova, Vicolo Cair 6, Ronco sopra Ascona.
Em Zurique, na Galeria 111, apresentou também entre 15 e 27 de junho, uma exposição de excelência de pintura em acrílico sobre tela e a óleo, ao estilo tipicamente “Pompeuano”.