› Ígor Lopes
No dia 21 de janeiro, o “Rancho Folclórico de Basileia” representou Portugal na “dança das nações”, em Pratteln, num evento que se destaca por ser uma festa multicultural.
Além da apresentação de outras iniciativas culturais, o Festival Cultural “WIR FEIERN ZUSAMMEN” recebeu este rancho, com sede na Basileia, que dignificou o folclore português.
Segundo apurámos, o Rancho Folclórico de Basileia aproveitou esta oportunidade para vender petiscos tradicionais, “feitos e doados pelos membros do grupo como ajuda”, e para apresentar o seu folclore.
Os responsáveis pelo rancho sublinham que este evento anual é uma “comemoração do trabalho em conjunto com várias nações e religiões, daí o nome «wir feiern Zusammen»”.
“Devido à pandemia de Covid-19 não aconteceu este festival nos últimos três anos. Este ano, foi apresentado no evento a “dança das nações”, uma dança combinada com passos folclóricos de vários países, esta dança fez parte do projeto cultural que participou no passado agosto 2022 no Festival ESAF2022, maior festival cultural Suíço”, explicaram estes mesmos responsáveis.
Os componentes do Rancho Folclórico de Basileia participaram, no dia seguinte, domingo, 22 de janeiro, na cidade de Basileia, naquele que é considerado o maior Showroom de Empreendedoras da Suíça, com artigos de artesanato contemporâneo, inspirados em artigos regionais, além de terem levado para o local “uma enorme variedade de produtos e atividades, o melhor de Portugal”.
“Foi um dia cheio de emoções! O maior Showroom Empreendedoras alguma vez realizado na Suíça e com marca registada pelas fundadoras. Num evento onde se faz a comunhão entre o Empreendedorismo Português na Suíça, as tradições do nosso querido Portugal e a Solidariedade. Um momento de partilha do que melhor caracteriza o povo Português. Música, Rancho Folclórico, Palestras e a representação de vários negócios de todas as áreas imaginárias, estiveram presentes num encontro cultural único. A nós juntou-se o projeto Solidário As Meninas na Suíça. Um momento que juntou cerca de 300 visitantes Portugueses em Basileia ao longo de todo o dia, e que ficará no coração de quem por lá passou. Gratidão a todos pela participação, colaboração e confiança no nosso trabalho. Prometemos voltar!”, confirmaram as organizadoras do evento, Andreia Moreira, Andreia da Quinta, Elsa Mendes e Susana Teixeira.