› Ígor Lopes
Para os portugueses que residem na Suíça, a chegada do verão traz uma oportunidade ansiada de reconectar com as suas raízes e de desfrutar das belezas naturais e culturais de Portugal. A migração sazonal destes emigrantes lusos é um reflexo da importância da identidade e da ligação emocional com a sua terra natal.
Durante os meses mais quentes, muitos desses cidadãos portugueses optam por passar férias em Portugal, reencontrando familiares, reavivando tradições e vivenciando a rica herança cultural do país. A nossa reportagem conversou com alguns desses portugueses que cruzam fronteiras entre o passado e o presente.
É este o caso do casal português Hélder José Coutinho Leitão, de 37 anos de idade, e Sandra Fonseca Amaral Leitão, de 34, que residem em Flawil, próximo a St. Gallen, no cantão alemão. Hélder, natural de Travanca, Armamar, está há 13 anos na Suíça, já a esposa, natural de Figueira, Lamego, vive no país helvético há 11 anos.
A escolha por passar as férias de verão em Portugal, depois de largos meses de trabalho no estrangeiro, prende-se com a necessidade de encontrar melhores oportunidade de vida e profissionais. Hoje, este casal, que tem dois filhos, Gonçalo e Guilherme, enxerga de longe as potencialidades do seu país natal e espera ansioso as férias de verão para rever amigos e familiares, além de matarem as saudades de muitos recantos que marcaram as suas infâncias na região do Douro.
“Passar as férias em Portugal é um misto de sentimentos, é reviver a nossa juventude, pois vem tudo à cabeça, como as farras com os amigos, as festas da aldeia, mas, principalmente, matar saudades da família, sem dúvida”, disse Hélder, que convive com os seus conterrâneos, já que há “bastantes portugueses” na região.
Sobre a relação com o movimento associativo luso, estes cidadãos portugueses referem que houve mais interação do que hoje.
“Já frequentamos, mas, infelizmente, depois da pandemia de Covid-19, não frequentamos tanto. Temos um Centro Português e também vários restaurantes que, por vezes, frequentamos, o que nos faz lembrar o nosso ambiente português”, comentou este casal.
Este ano, durante três semanas, as férias em Portugal levaram Hélder e Sandra para as aldeias, mas também para Albufeira, zona de praias famosas no país, um cenário de sonho que tornou este momento de descanso ainda mais animado para esta família, uma alegria adicional para os pequenos Gonçalo e Guilherme.
Ao retornarem à Suíça, estes portugueses trazem de volta ao país novas experiências e lembranças, enriquecendo ainda mais a sua vida transnacional e fortalecendo os laços entre as duas nações e às comunidades onde estão inseridos.