› Adélio Amaro
O português Ernesto Ricou está entre as cinquenta personalidades sensacionais da Suíça e faz parte do livro que apresenta essas individualidades – “50 personnalités sensationnelles vênus viver em Suisse”, sendo a figura que abre o livro.
O livro tem prefácio de Rocio Restrepo, introdução de Laurie Theurer, edição da Éditions Helvetiq e coordenação de Anita Lehmann, Laurie Theurer e Katia Hayoz e fantásticas ilustrações de Mireille Lechausse.
Entre as 50 personalidades contam nomes bem conhecidos como Alberto Einstein, Tina Turner, Charlie Chaplin, Wiemar Arnez, Jacob Schweppe, Lavinia Heisenberg, Daniela Marino, Mehari Afewerki, Otto Heinrich Frank, entre outros.
Rocio Restrepo, no seu prefácio, resume a importância deste livro referindo que as “histórias recolhidas” são “de pessoas que, como eu e muitos outros imigrantes, lançaram sementes para criar uma Suíça melhor”, acrescentado que “nada é fácil, mas tudo é possível”.
Também Laurie Theurer, na introdução, reconhece que as pessoas apresentadas neste livro “deixaram tudo o que conheciam para começar uma nova vida na Suíça”, aludindo, ainda, que durante “o tempo que passaram aqui, eles fizeram da Suíça, e às vezes até do mundo, um lugar mais bonito”.
Ernesto Ricou, natural do Porto, amplamente reconhecido pelo seu trabalho, é referido, no citado livro, como tendo desenvolvido um milagre em torno das questões relacionadas com a imigração. Um texto que vale a pena ler, para entendermos a sensibilidade de alguém que durante muitos anos tem lutado pelos direitos e integração dos imigrantes na Suíça sem olhar a nacionalidades.