› Ígor Lopes
Natural da Guarda, Marisa Fernandes Teles, de 43 anos de idade, diz ter uma vida “boa” na Suíça, embora tenha também “passado por dificuldades”.
“Posso dizer que passei fome porque o dinheiro que ganhava só dava para pagar as faturas e não restava muito para a comida, mas estava sempre motivada e com positividade para seguir em frente. Adoro viver na Suíça, sinto-me bem integrada”, comentou esta cidadã portuguesa, que conta com familiares em Lisboa, Guarda, Aveiro e Porto.
É cabeleireira e tem o seu próprio negócio. Afirma ter “batalhado muito para chegar aonde cheguei e sempre investi muito na minha profissão”.
Convive com muitos portugueses e participa em algumas atividades, onde patrocina eventos.
“Frequento alguns eventos portugueses e adoro. Acho que os portugueses são bem recebidos sempre e quando veem com boas intenções”, frisou.
Viva em solo helvético com a família, onde tem irmãos e os pais. É casada e tem um filho. “Sinto-me completa”.
Diz adorar ir de férias a Portugal.
“A Suíça significa muito para mim. Sempre gostei de viver aqui, sempre consegui alcançar os meus sonhos e objetivos. A imagem que eu tenho de Portugal é de “cheiro à casa”, onde fui muito feliz também”, mencionou Marisa Fernandes Teles, que reside hoje em Allschwil.
“O futuro é sempre incerto, mas espero continuar com a mesma garra e motivação para continuar a alcançar os meus objetivos. A diferença entre Portugal e Suíça é que neste país de acolhimento trabalhamos muito e temos pouco tempo para viver. Já em Portugal, vive-se mais, apesar das dificuldades financeiras. Mas eu adoro esta vida de stress. A língua não é fácil e, por vezes, é um problema. Eu tento sempre aprender mais e mais”, contou.
Por fim, Marisa Fernandes Teles confirma sentir saudades de Portugal e que quando chega ao país onde nasceu “é maravilhoso”, mas quando está em solo luso também sente saudades da Suíça.
“Sou portuguesa com muito orgulho, mas também me sinto muito feliz na Suíça”, finalizou Mari, como é conhecida pelas amigas.