› Ígor Lopes
No âmbito das festividades religiosas em torno de Nossa Senhora de Fátima, a Missão Católica de Língua Portuguesa em Zurique assinalou com solenidade mais um aniversário da primeira aparição da Virgem. Houve participação do Rancho Folclórico Maravilhas do Minho.
As festividades decorreram nos dias 12 e 13 de maio, na igreja de St. Ulrich, em Winterthur, com a presença de pessoas das restantes comunidades do cantão.
“De parabéns está o Conselho pastoral de Winti, a quem se agradece a organização, o empenho e a hospitalidade demonstrados. A beleza do arranjo do andor foi por todos notada. O mérito pertence à dona Liliana, da loja A Arte em Flor, em Schlieren. Que a Mãe do Céu abençoe os seus projectos”, reforçaram os responsáveis pelo evento, que aproveitara, para agradecer “também ao Rancho Folclórico Maravilhas do Minho, que muito abrilhantou as cerimónias com a sua presença amiga”.
Está marcado o próximo encontro de louvor mariano em português para o dia 6 de outubro, com a retoma da peregrinação da Missão cantonal ao santuário de Einsiedeln.
Ainda em maio, decorreu o Encontro de Pentecostes, “que voltou a ser um sucesso, animado este ano pela comunidade Canção Nova”. Uma iniciativa com a realização de várias conferências de formação sobre os dons e carismas do Espírito, intercaladas com momentos de oração profunda e de jovial convívio.
“Maio e junho é tempo de muitas festas da catequese, mas, sobretudo, Festas da Eucaristia. Em Uster, StAndreas, embora a catequese seja em Português, a Festa da Eucaristia é celebrada em conjunto com a paróquia. Foram 15 crianças que associaram à paróquia para receberem Jesus Eucaristia pela primeira vez. No sábado 25 de maio na comunidade de St. Felix und Regula, 24 crianças celebraram a Festa da Eucaristia e, no domingo, 26 de maio, em Dreikönigen, seis crianças, começando com o cântico de entrada em alemão: Wir sind hier zusammen in Jesu Namen. Outras participações aconteceram também em português e alemão, assumindo assim o protagonismo que mereciam”, comentou José Barroso, padre na Missão Católica de Língua Portuguesa, no cantão de Zurique.
Este responsável lembra que, “em todo o cantão de Zurique, ainda há pais que forçam os seus filhos e filhas a celebrar a festa só em Portugal. Infelizmente, há pais que ainda não perceberam a beleza e a alegria que as crianças têm em celebrar com o grupo de crianças que fizeram em conjunto uma caminhada de três anos para esse dia, para essa Festa”, revelou este pároco.
Recorde-se que, em solo suíço, a Missão Católica de Língua Portuguesa tem o papel de “anunciar, fielmente, o Evangelho de Jesus Cristo”, através do “âmbito social, espiritual, litúrgico-sacramental, entre outros”. É desta forma que atua também a Missão Católica de Língua Portuguesa em Zurique. Uma iniciativa que valoriza a comunidade lusófona residente neste país helvético.